Clube da Jardinagem

Texto de Gabriela Pastro Às vezes é bem difícil sabermos de qual planta as pessoas estão falando sem saber seu nome científico. Uma erva que tem um determinado nome popular aqui em São Paulo, provavelmente, terá um outro nome no Sul, por isto saber o nome científico facilita muito. No Brasil, chamamos de erva-cidreira três plantas diferentes, porém esta confusão é gerada devido a possuírem algumas propriedades que conferem gosto, aroma e propriedades medicinais parecidas. Todas elas apresentam o citral, um componente do óleo essencial presente nas folhas, que imprime um forte aroma de limão e tem propriedades antimicrobiana, sedativa e relaxante. Quais as ervas costumamos chamar de erva-cidreira?

Capim-limão (Cymbopogon citratus):

(..) Continuar lendo

Por Raquel Patro

Foto: Zach Jarvis

Compor com vasos é sempre um desafio. Eles estão disponíveis em uma infinidade de formatos, cores, texturas e tamanhos. São tantas opções que fica difícil saber quais são as melhores escolhas para cada ambiente. E não é raro criar uma bagunça de vasos, como uma coleção desconexa, que não se integra ao jardim. Mas agora você tem ferramentas e não corre mais o risco de errar a mão! Aproveite estes nove segredinhos selecionados para compôr um jardim de vasos dos sonhos, para qualquer espaço. 1. Pense no conjunto de vasos como uma coisa só Como em uma escultura ou em uma pintura, os diferentes elementos fazem parte da mesma obra. Veja(..) Continuar lendo

Por: Mayra Rosa

Mesmo com a chegada do frio, é possível manter a casa florida e o jardim em ordem. A arquiteta e paisagista Lucia Manzano selecionou algumas espécies para enfeitar o interior e o exterior da casa. Veja todas as dicas abaixo.

No jardim

1. Amor-perfeito

É uma das espécies que gostam do clima mais frio. Além disso, ele é resistente à geada.

2. Azaleia

A Azaleia não necessita de sol direto, meia-sombra é suficiente. Sua floração acontece no inverno e no início da primavera.

3. Carmélias

Vermelhas,(..) Continuar lendo