19 de junho de 2017

Alegria com flores de inverno: confira espécies e cuidados

segunda, 19 de junho de 2017

As flores são ótimas para decorar e trazer um clima mais alegre aos ambientes, mesmo nos dias cinzentos de inverno.

Isso mesmo! Engana-se quem pensa que as flores só florescem na primavera. Algumas espécies são mais resistentes ao frio e são boas alternativas para avivar a casa mesmo nos dias mais frios.

As flores de inverno, por serem naturalmente mais resistentes, podem ser cultivadas em jardins ou em vasos dentro de casa. Conheça algumas espécies e os principais cuidados que devemos ter com elas:

Calêndula
A Calêndula é uma flor muito perfumada, com características medicinais e cosméticas. Pode ser facilmente cultivada em vasos dentro dos ambientes.

Orquídeas do gênero Cymbidium
Exemplares dessa espécie apreciam muito o contraste de temperatura diurna e noturna e podem ser cultivados em vasos com substratos preparados com areia e terra vegetal. Costumam florescer entre os meses de maio e agosto com uma facilidade maior nas regiões de clima frio e ameno.

Margarida
A Margarida é um arbusto que pode crescer até 2 metros de altura e pode ser cultivada em vasos, maciços ou cercas-vivas. Ela precisa de poucas horas de luz por dia para florescer.

Boca-de-leão
Muito utilizada em jardins e arranjos, essa espécie de origem mediterrânea é cultivada no Brasil, principalmente nas épocas de outono e inverno. É encontrada nas cores branca, amarela e laranja e também em vários tons de vermelho e vinho.

Cuidados especiais
No inverno, como o clima costuma ser mais seco, recomenda-se que a irrigação seja feita com mais frequência, mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado.
A poda deve ser feita um pouco antes do inverno, para que possam florir plenamente durante a estação. Durante o inverno, procure apenas remover flores e folhas secas.

Também é recomendada uma adubação mais intensa um pouco antes de começar o inverno, para que estejam bem nutridas e possam florescer e ficar exuberantes. Durante o frio, elas entram em estado de dormência e têm um ritmo de crescimento menor, exigindo menos nutrientes.

Disponível em: Além da Arte