Clube da Jardinagem

8 fatos muito curiosos sobre o jardim

segunda, 22 de outubro de 2018

Por: Amanda Cruz

Falar com as plantas? Borboletas gostam de ervas daninha? Tomates doces com bicarbonato de sódio? Sim, o seu jardim pode ser bem misterioso e cheio de surpresas. Abaixo, desvendamos oito delas

1. Terra povoada
Segundo um estudo feito pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, o número de microorganismos em uma única colher de chá de terra do que a população total do planeta. E, por mais que isso te dê arrepios, são esses seres microscópicos que enchem o solo de nutrientes e ajudam as plantas a crescerem.

2. Plantas respondem aos sons
Não é coisa de maluco, conversar com as plantas pode afetar positivamente as suas espécies. Estudos mostraram que a vibração dos sons (como uma música ou a sua própria voz) podem influenciar o crescimento da planta.

3. Borboletas são mais atraídas por ervas daninhas do que por flores
Calma, nós explicamos. De acordo com um estudo do Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, quando você aduba as plantas para que elas cresçam mais, uma das consequências pode ser a perda da sua fragrância natural. Assim, as ervas daninhas podem se tornar o que há de mais atraente no seu quintal para as borboletas. Anote aí: elas também odeiam pesticidas.

4. Um pouco de bicarbonato de sódio deixa os tomates doces
Isso mesmo, polvilhar um pouco desse ingrediente culinário no solo do seu tomateiro ajuda a reduzir a acidez dos frutos, adoçando a plantação.

5. Sua fruta favorita é da família das rosas
Maçãs, peras, pêssegos, cerejas, framboesas, morangos, entre outras, fazem parte da família Rosaceae, tornando-os primos da flor mais popular entre os casais apaixonados.

6. Flores doces
Você sabia que a fava de baunilha vem de uma espécie de orquídea? E esse não é o único cheiro doce. A espécie Oncidium Sharry Baby tem aquele cheirinho maravilhoso de chocolate. E não para por aí. Durante o Orquídea Show Santa Barbara, nos Estados Unidos, já surgiram espécies com aroma de limão, canela e “biscoitos assando no forno”.

7. Variações de cores
Você pode modificar a cor de uma hortênsia, alterando o nível do pH do solo. Uma terra mais alcalina resultará em flores com tons rosados e, por outro lado, quanto maior a acidez, mais azuladas serão as pétalas. Para conseguir a coloração azul, adicione mais matéria orgânica ao solo, como cascas de ovo e borra de café. A mudança, claro, não vai acontecer da noite para o dia. É preciso ter paciência e observar a transformação da sua planta.

8. Você não precisa ser expert em compostagem
Criar a sua própria composteira é muito legal, mas se você não tem tempo ou espaço para isso, colocar borra de café, cascas de ovo e de banana, além de outros materiais orgânicos diretamente no solo já pode ser bem interessante para as plantas. Conforme essa mistura vai se decompondo, as plantas recebem diversos nutrientes que as tornarão mais fortes e bonitas.



Disponível em: Casa e Jardim