Clube da Jardinagem

Brasil tem maior número de diferentes espécies de árvores do planeta

segunda, 30 de julho de 2018

Por Suzana Camargo

O estudo inédito Global Tree Search foi realizado pela Botanical Gardens Conservation International (BGCI na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos, que compilou dados de sua rede de 500 jardins botânicos ao redor do mundo nos últimos dois anos. A pesquisa apurou números, nomes de espécies e a distribuição de árvores em seus respectivos países.

Foram identificadas 60.065 árvores. E o Brasil aparece como o país com o maior número de espécies do mundo: 14% do total. Em seguida, estão Colômbia, com 5.776 espécies e Indonésia, com 5.142.

Segundo o estudo, divulgado na publicação Journal of Sustainable Forestry, há no Brasil 8.715 árvores nativas e destas, 4.333 são endêmicas, ou seja, só são encontradas em nosso país.

A pesquisa revelou ainda que 58% das espécies, assim como muitas das brasileiras, só existem em um único país e com isso, são mais vulneráveis a possíveis ameaças, como desmatamento, mudanças climáticas e outras atividades humanas. Das árvores analisadas pelo estudo internacional, 300 já foram, inclusive, classificadas como criticamente ameaçadas, porque há apenas 50 exemplares de cada uma na natureza.

O objetivo do censo mundial de árvores é fornecer dados para que a organização International Union of Conservation of Nature (IUCN) possa identificar espécies de árvores raras e em perigo de extinção e, desta maneira, planejar estratégias para protegê-las e conservá-las.

“Agora que sabemos mais sobre a extensão da diversidade, podemos avaliar o estado de conservação de cada árvore para garantir que nenhuma espécie seja perdida”, afirmou Emily Beech, autora principal do estudo.

A inteção é que, a partir de agora, o Global Tree Search seja realizado anualmente e a cada nova edição, cerca de 2 mil novas espécies sejam incorporadas à lista.



Disponível em Conexão Planeta