Clube da Jardinagem

13 Frutíferas para cultivar em vasos

segunda, 29 de abril de 2019

Por: Raquel Patro

Não é porque você mora na cidade, no alto de um apartamento, que não pode saborear a fruta colhida do pé. (...) as árvores frutíferas, quando cultivadas em vaso, são fáceis de manter, basta cuidar, fertilizar e irrigar com carinho, para receber os frutos em troca, e quem sabe até, criar memórias saudosas em nossos filhos e netos.

Antes de se arriscar no cultivo, tenha em mente que, por mais que os vasos caibam em espaços pequenos, as árvores frutíferas, ao contrário de muitas espécies de interior, necessitam de várias horas diárias de luz direta do sol. Essa é a característica ambiental mais limitante para o plantio. Portanto, veja se você possui uma sacada bem ensolarada, um terraço ou mesmo um pátio. Se as áreas forem comuns ao condomínio, exponha sua idéia na próxima reunião de condomínio. É bem provável que os outros moradores apreciem-na e o esforço comum pode criar um belo pomar em vasos. A seguir uma lista de espécies que se adaptam ao cultivo em vaso, frutificando com vigor:

1. Romã (Punica granatum)

A romazeira, além de ter frutos deliciosos, ainda apresenta uma belíssima floração, com flores carnosas e dobradas. Ela se adapta tão bem aos vasos, que pode ser cultivada inclusive como bonsai, em formatos miniaturizados e muito elegantes.

2. Limoeiro (Citrus limon)

Dentre as árvores cítricas, o limoeiro é sem sombra de dúvida a mais rústica. Escolha variedades produtivas, preferencialmente enxertadas e já produzindo, para plantar em vasos. As variedades de limão siciliano incrivelmente se adaptam aos vasos, muitas vezes carregando de enormes e perfumados limões.

3. Laranjeira (Citrus sinensis)

Escolha uma planta enxertada, preferencialmente de porte anão e que já esteja produzindo. Aprecia regas frequentes e muito sol para manter a saúde. Evite querer ter uma copa fechada, tipo arbustiva, pois reduz a produtividade e aumenta a chance de doenças e pragas se instalarem.

4. Laranja-kinkan (Citrus japonica)

Essa laranjeira é ideal para vasos, pois possui naturalmente menor porte e frutos pequenos, ficando não apenas proporcional, mas linda e produtiva se bem cuidada. Aprecia meia sombra.

5. Mexerica (Citrus reticulata)

Essa tem um gostinho especial de infância, pois não precisa nem de faca para saborear. A gente descasca com as mãos e já fica aquele perfume. Cuide da mesma forma que laranjeiras e limoeiros, com boa fertilização, regas e podas de limpeza e formação. Dentre as árvores cítricas, o limoeiro é sem sombra de dúvida a mais rústica. Escolha variedades produtivas, preferencialmente enxertadas e já produzindo, para plantar em vasos.

6. Manga (Mangifera indica)

Por incrível que pareça, as mangueiras, árvores tão imponentes, de folhas e frutos grandes, também podem ser cultivadas em vaso. Elas tem uma boa necessidade de água e luz, mas se adaptam bem aos vasos. Escolha variedades anãs, que produzam mesmo com pequeno porte.

7. Jabuticaba (Myrciaria cauliflora)

A jabuticabeira é uma das árvores preferidas para plantar em vasos. Compre plantas da variedade sabará, anã, e que já estejam produzindo. A jabuticabeira é especialmente exigente em água. Não deixe faltar no período de floração e frutificação.

8. Pintangueira (Eugenia uniflora)

Uma espécie nativa, de pequeno porte naturalmente e com os frutos mais deliciosos e perfumados. Além disso, são difíceis de encontrar em supermercados e quitandas, sendo comum que pessoas que crescem nas cidades nunca terem provado pitanga. Um fruta tão brasileira e que ajuda a alimentar a fauna silvestre também. Atualmente ainda há uma variedade arbustiva, de enfolhamento denso, que além de produzir pitanga, torna-se um elegante arbusto, podendo ser até mesmo topiado.

9. Araçazeiro (Psidium cattleyanum)

Outra frutífera nativa do Brasil, com um sabor do campo, que lembra a goiaba. Escolha preferencialmente variedades anãs, de frutos vermelhos ou amarelos. Rústica e fácil de cuidar.

10. Maçã (Prunus malus)

A frutífera favorita nos Estados Unidos e Europa, para plantar em vasos. Lá há disponibilidade de árvores de porte anão, que produzem muito, mesmo bem pequenas. Pode ser uma opção interessante em locais de clima mais temperado a subtropical.

11. Figueira (Ficus carica)

Uma árvore exótica, mas muito bem adaptada. As figueiras também são ótimas para plantar em vasos e obter seus deliciosos frutos. Cuide com as podas, para formar uma árvore de copa limpa e bem arejada, mantendo assim sua saúde e estimulando a produção de frutos.

12. Goiabeira (Psidium guajava)

Outra nativa muito fácil de cuidar e boa para vasos. E é incrível como o sabor de goiaba arrancada do pé é diferente das goiabas compradas. As compradas sempre me passam a sensação de serem verdes, indigestas e grandes demais. Coma goiaba in natura, ou prepare compotas, goiabada, molhos, etc, com sua própria goiabeira cultivada em vasos. Cuide para que não falte água e fertilizantes.

13. Acerola (Malpighia emarginata)

Já pensou ter sua dose de vitamina C diária ao alcance das mãos? A acerola é uma fruta riquíssima e saborosa. Ideal para sucos refrescantes. E adivinha só? É perfeita para plantar em vasos. Gosta de sol, calor e regas frequentes.

Há outras espécies que se adaptam bem a vasos, entre essas podemos citar a cerejeira-do-rio-grande, cerejeira, ameixeira, pessegueiro, pereira, amoreira, abacateiro, nectarina, lichia, framboesa, entre outras.

Disponível em: Jardineiro.net