5 de outubro de 2015

Atividades de Primavera no Jardim, Horta e Pomar

segunda, 05 de outubro de 2015

No Jardim:

Começa a primavera e com ela os dias ficam mais compridos, as temperaturas se elevam e as chuvas irrigam nossos jardins. O crescimento das nossas plantas é visível mas o “mato” não fica atrás.

Devemos cuidar para retirar as plantinhas espontâneas que não desejamos que fiquem em nossos jardins . É importante que elas não floresçam para evitar a reinfestação.

O gramado já pede mais cuidados devendo a ser aparado a cada duas semanas ou menos.

Evite que ele cresça muito para depois cortar. O ideal é mantê-lo quase sempre da mesma altura, mas nunca muito baixo nem muito alto.

Podemos semear ageratum, belis, calêndula, girassol, mosquitinho, petúnia, tagetes e zinias.

As touceiras de agapanto, hemerocalis e lírio-da-paz podem ser abertas e replantadas e podemos plantar ainda amarílis, copo-de-leite, dália, gladíolo, íris, clívia e zefirantes.

As plantas de interior devem receber cuidados também nessa época. Afofe a terra dos vasos e faça uma adubação leve trocando um pouco da terra por composto orgânico.

Atenção com as regas

Com a elevação da temperatura as plantas precisam de mais água.

Para saber se é hora de regar seus vasos coloque um dedo dentro da terra e veja como fica. Se sair limpo a terra está seca e é hora de regar, se sair sujo ainda pode esperar.

Na Horta:

Período propício para semear em sementeira para posterior transplante: alface, berinjela, beterraba, cebolinha, mostarda, pimentão, pimenta e tomate.

Em local definitivo semear: abóbora, abobrinha, feijão-vagem, melancia, melão, pepino, quiabo e rabanete.

Quando colher todas as plantas do canteiro lembre-se de afofá-lo e acrescentar composto do novo plantio. O solo dos canteiros deve permanecer sempre coberto, especialmente nessa época em que ocorrem mais chuvas. Faça cobertura com palhadas, cortes de gramado ou folhas secas.

Se não for utilizar imediatamente o canteiro deixe que as plantinhas espontâneas tomem conta. Isso deixa o canteiro coberto enquanto não podemos trabalhar nele. O importante é jamais deixar que essas plantinhas floresçam.

Em alguns casos deixamos um canteiro sem plantar de propósito. A isso chamamos POUSIO. Essa prática favorece a recuperação do solo e diminui a infestação de doenças.

No Pomar:

Os pomares estão podados, adubados e limpos e já temos florescimento das nossas plantas.

Acompanhe o desenvolvimento das plantas e instale armadilhas para evitar a infestação das moscas.

Se as plantas ficarem muito carregadas de frutos faça um pequeno raleio. Essa operação deve ser feita quando os frutos estão com cerca de 2 cm. Retire os frutos em excesso com cuidado, evitando danificar os frutos que permanecerão.

Essa prática favorece a manutenção da produção de frutos ao longo dos anos, evitando a alternância de safras.

Fonte: Revista – O Regador. Ano 6 – Nº 23. Ano 2015. Pgs 20-23.