Clube da Jardinagem

Como preparar o jardim para a primavera?

segunda, 26 de agosto de 2019

A primavera é considerada por muitos a estação mais charmosa do ano. Quem tem a chance de morar em local com área verde e jardim costuma se animar mais ainda, a época é garantir de flores e árvores exuberantes. Mas após um longo período de tempo frio e seco é importante preparar o jardim para receber os raios solares e as pancadas de chuvas que estão por vir.

Se você tem árvores frutíferas, lembre-se que elas necessitam de podas, assim ficarão mais saudáveis para acolher os frutos. A poda deve ser realizada durante a primavera, mas tome cuidado para não fazê-la muito cedo, pois as incisões podem secar, caso a temperatura caia. Use ferramentas apropriadas para obter um bom resultado e realizar com mais facilidade o trabalho.

A forma de obter uma boa aparência para as cercas-vivas começa com os podadores. A vegetação, que torna a paisagem mais harmoniosa, deve ser, preferencialmente, cortada durante o inverno ou início da primavera.

Plantar flores, frutas e legumes em vasos ou floreiras, além de ser uma forte tendência de jardinagem, é a melhor opção para se ter um espaço bem colorido e atraente, mesmo para quem vive em casas menores ou até em apartamentos. Você também pode abusar nos formatos, tamanhos e cores dos vasos, alinhando esse item com o restante do design de seu jardim.

Para ferramentas manuais, como tesouras, alicates e pás, a dica é escolher peças que tenham qualidade e praticidade, ou seja, que durem bastante e sejam fáceis de usar, manter e guardar.

A manutenção de espaços verdes é uma atividade necessária para deixar o seu jardim sempre bonito ao longo das diversas estações. Trabalhos de corte, poda, mobilizações do solo, fertilizações de fundo e de cobertura são necessários para manter a vida e beleza dos jardins. Mas, após essas atividades, é preciso manejar os resíduos, que podem "sufocar" a respiração de plantas e gramados, além de deixar um aspecto de abandono.

Depois do tempo disposto para a manutenção do jardim, é hora de curtir esse espaço relaxante. Além de flores e fragrâncias, a tendência é a criação de um espaço zen – com algumas cadeiras, pufes, chaise longues, uma mesa de apoio e iluminação adequada – para desfrutar bons momentos de descanso.

Disponível em: Vix