Clube da Jardinagem

Como recuperar uma planta sedenta

segunda, 02 de dezembro de 2019

Por: Raquel Patro

Imagine que você estava curtindo uma viagem tranquila, e já está na hora de voltar para casa. Conseguiu descansar, desestressar da correria da vida urbana e está pronta para retomar sua rotina.
Já em casa vai conversar com suas plantinhas, com seu pequeno jardim de vasos. Todas bem lindas porque você deixou alguém cuidando delas enquanto estava fora. Mas para sua surpresa nem tudo é um mar de rosas, aquele vaso que ficou escondidinho encima da estante não foi regado. Minha nossa! A coitadinha tá em frangalhos. Toda murchinha.

E agora? O que fazer? Será que tem como recuperar uma planta que está morrendo ou seca?

Apesar da aparência péssima, se ela ainda estiver verde, é provável que haja salvação!

Geralmente as plantas são mais resistentes a falta de água do que ao excesso. No caso da sua plantinha, foi apenas falta de rega.
Então o que podemos fazer é tentar a ressuscitação da planta.
Em primeiro lugar tire ela do sol, caso ela esteja em local exposto.

Com uma colher ou outro utensílio vá quebrando a terra fazendo sulcos para água poder se infiltrar, tomando cuidado com as raízes. Submerja o vaso dentro de um balde com água morna para fria. A água morna penetra mais facilmente na terra. Depois que o vaso não conseguir mais absorver água, ou seja, as bolhas pararem de subir, está na hora de tirar e deixar drenar o excesso.

Enquanto isso, molhe as folhas com borrifador.

Agora é só ter paciência e esperar pra ver se deu certo.
Se mesmo com solo úmido não tiver nenhuma mudança, não foi possível reverter o estrago, mas se por outro lado você notar algumas folhas reagindo e voltando ao estado original, então deu certo! Essa reação pode demora um bocado. A pimenteira do vídeo, levou cerca de 24 horas para voltar a ficar de pé.

Ufa! No mais, tire as folhas mortas, e cuide para que não aconteça novamente. Pode ser que da próxima vez, sua plantinha não reaja tão bem. Por mais boa vontade que seu ajudante tenha, só você conhece todas as suas plantinhas, e as necessidades de cada uma. Uma prevenção interessante pode incluir um sistema de irrigação simples do tipo autoirrigável, ou mais complexa, automatizada e controlada pelo aplicativo do celular.

Ahh… e não confunda a murcha natural de plantas anuais, que secam ao final do ciclo, com a murcha por falta de água. A murcha natural vai acontecer independente de regar a planta ou não. É uma murcha fisiológica.

Disponível em: Jardineiro.Net