Clube da Jardinagem

Flores da primavera: conheça as espécies típicas da estação

segunda, 24 de setembro de 2018

Por: FloraWeb - Flores para o Mundo

A época mais florida do ano chegou para espantar o frio e as tardes cinzentas e dar lugar às paisagens mais coloridas e enérgicas existentes dentre as estações: é primavera! A sua chegada, além de renovar os ares, inspira os amores e irradia muita vida e cor.

Qualquer flor é bem-vinda, porém, fizemos a seleção das espécies típicas da estação, destacando os cuidados que você deve ter com cada uma delas e algumas curiosidades sobre suas origens e simbologia.

Gérberas

Da família dos girassóis e margaridas para o mundo! Seu nome é uma homenagem ao médico e naturalista alemão Traugott Gerber. Essas flores silvestres são altamente adaptáveis a qualquer tipo de solo e florescem o ano inteiro, o que justifica o fato de ela ser a quinta planta mais vendida no mundo.

Seu ápice de florescimento é na Primavera, época em que sua impressionante aquarela de cores é mais viva. Podem ter cerca de 20 tons variáveis entre branco, amarelo, laranja, vermelho, rosa e roxo. Simbolizam positividade, pureza, inocência, jovialidade.

Dicas
- Misturar areia ao solo e mantê-lo sempre úmido;
- Nos meses de inverno não deixar acúmulo de água no pratinho;
- Em lugares de temperatura amena necessita de incidência direta de luz;
- Regiões muito quentes: posicioná-la em meia sombra;
- Adubos: Nitrogênio para o crescimento e fixação das raízes; Fósforo para a floração e o Potássio para o equilíbrio de ambos citados.



Rosas

Da família das Rosáceas, a qual todas as espécies pertencentes possuem perfume e sabor, é a raínha das flores e considerada a mais sedutora delas. Seu nome procede do termo grego rhodon, que refere-se a Rodes, ilha coberta de rosas. Está no topo das flores mais vendidas do mundo e é de origem asiática.

E não é de hoje que segue enfeitando e transmitindo seu frescor em qualquer lugar. Esteve presente em muitos jardins de antigos reis e rainhas, assírios, babilônios, egípcios e gregos. As rosas têm cores e significados diversos, simbolizam os sentimentos mais puro e principalmente o amor. Já observou-a por alguns minutos? Sua beleza e delicadeza são estonteantes, ao mesmo tempo que possui fortes espinhos.

Dicas
- Opte por podá-la em julho ou agosto, cortando na diagonal duas folhas abaixo do seu botão;
- Fique atento às pragas e de preferência opte por soluções caseiras para detê-las, como a calda de fumo;
- Lugares arejados e ensolarados são perfeitos para a saúde dessa flor;
- Regue-a de uma a duas vezes por semana;
- Opte pelo adubo orgânico.



Jasmim

Bela, delicada e perfumada! Essa é a Jasmim, nativa da Ásia e China. Sua floração ocorre no inverno e se estende por toda a primavera. É considerada uma trepadeira semi-lenhosa e cresce com facilidade. Seu nome vem de Yasmin, palavra de origem persa. Por ser ótima combatente da insônia, tensão e ansiedade, é utilizada na produção de óleos e florais.

Dicas
- É importante que o solo seja fértil, drenável e provido de matéria orgânica;
- Irrigue o solo de forma regular;
- Deixe-a em um lugar bastante ensolarado, ela ama;
- Fique atento às ervas daninhas;
- Regue-a todos os dias.



E aí, pronto pra deixar o ambiente mais leve e perfumado com essas lindas flores? Seja bem vinda, Primavera!

Disponível em: Flores e Flores