19 de abril de 2013

Dicas de como fazer compostagem

Com o conceito de agricultura orgânica que se espalhou pelo mundo, a compostagem está cada vez mais em alta. O composto orgânico para uso no solo repõe os nutrientes da terra e proporciona um melhor desenvolvimento das plantas.

Uma boa mistura garante um excelente adubo.

A mistura do material que vai ser triturado é fundamental para obter um adubo de alta qualidade. Faça a mistura alternando porções de diferentes tipos de materiais orgânicos. Por exemplo: grama, folhas e restos de frutas. A relva úmida misturada com outros materiais aumenta a qualidade do adubo.

 

O que não usar na compostagem.

Comida cozida que contém sal, carnes cruas ou cozidas de gado, peixe ou aves, sebo, papel toalha usados para fritura, sementes de tomate, cascas de batatas, sementes de moranga e abóbora, sementes de inços, excrementos de cães e gatos, a areia do banheiro do gato, revistas e folders coloridos de propaganda.

Tenha uma Caixa de Compostagem.

Para preparar um adubo rico em nutrientes, você precisa primeiramente de uma caixa de compostagem, também conhecida por composteira. A TRAPP oferece uma solução prática e eficiente. Fabricada em plástico reforçado, ela é resistente, durável, leve e pode ser facilmente lavada. Para montá-la, basta unir os quatro painéis e encaixar as extremidades dos cantos. A Caixa de Compostagem TRAPP tem capacidade para ½ m³ de composto orgânico e é um produto feito para você usar por muito tempo. Além de furos estrategicamente posicionados nas paredes, para melhorar a oxigenação do composto, a Caixa de Compostagem Trapp tem saída nas quatro laterais.

 

Escolha o local certo.

O composto orgânico deve ser preparado o mais próximo possível do local de plantio. A compostagem pode ser feita sobre chão de terra, tablado de madeira ou piso cimentado, já que não exala mau cheiro e não atrai moscas. Se optar por chão de cimento ou de tábuas, cubra o piso com uma lona plástica. Isso evita que o chão fique manchado com a coloração escura do húmus. Em dias de muita chuva, mantenha a tampa da caixa de compostagem fechada, para que não encharque, comprometendo a qualidade da mistura.

Preparando o composto orgânico.

Para preparar o adubo, encha a composteira com os resíduos vegetais triturados. Se a matéria vegetal estiver muito seca, umedeça levemente a massa borrifando água. Tome o cuidado de não molhar demais e de não encharcar a mistura. Não pressione e não compacte a massa, pois isso prejudica a ventilação e a fermentação da matéria orgânica. Depois de completar a caixa, feche a tampa, vedando bem a parte superior da caixa, protegendo contra a chuva. As laterais da caixa devem permanecer descobertas para que os furos laterais cumpram a função de arejar. Combinando micro-organismos com a umidade, ar e calor, logo começa o processo de fermentação que transforma os resíduos triturados num poderoso composto de nutrientes para a terra. O tempo para o preparo do composto orgânico é de cerca de 90 dias, de acordo com a temperatura ambiente. Quanto mais quente, mais rápido é o processo. Se quiser, você pode acrescentar esterco de galinha, vaca ou cavalo, o que vai enriquecer a mistura e acelerar a fermentação. O esterco fornece nitrogênio e micro-organismos que vão decompor os restos vegetais de difícil fermentação e em 45 dias o adubo estará pronto.

Um triturador pode te ajudar muito!

Com um triturador você tem uma excelente solução tecnológica e ecológica para processar todo tipo de lixo orgânico. A TRAPP fabrica várias modelos de trituradores orgânicos, que atendem desde necessidades residenciais, até necessidades profissionais, com a trituração de poda em condomínios, praças e grandes áreas de campo. Para você fazer o seu composto orgânico em casa, o produto mais indica é o TR-200. Com versões elétricas e a gasolina, ele tritura galhos de até 2,5 cm de diâmetro. É o produto ideal para triturar resíduos domésticos e resíduos orgânicos como aparas, restos de poda, grama, arbustos, ramos, galhos. É um equipamento forte, resistente e de alto desempenho. Com ele, você dá uma destinação correta ao lixo orgânico e acaba com amontoados e entulhos no seu quintal.

Os resíduos triturados podem ser colocados na caixa de compostagem e transformados em adubo de excelente qualidade, rico em nutrientes, perfeito para praticar a agricultura orgânica e obter alimentos mais saudáveis e saborosos, isentos de produtos químicos e agrotóxicos.

Este fertilizante natural pode ser utilizado em plantações, pomares, na horta, no seu jardim, deixando tudo mais verde e viçoso.

Observações e cuidados:

•    No início do processo, deve-se revolver o material todos os dias; depois de uma ou duas semanas, revolva uma vez por semana ou sempre que surgir mau odor ou a temperatura estiver elevada. Um composto bem arejado não exala mau cheiro e não atrai moscas.
•    É recomendável peneirar o material antes de colocá-lo na terra.
•    A parte do adubo que não for usada imediatamente deve ser mantida coberta.
•    No primeiro ano, coloque essa quantidade sempre que o canteiro for refeito: misture aos primeiros 5 cm do canteiro pronto 2 kg de composto por m². Como o ciclo da maioria das hortaliças é de quatro meses, em média, o canteiro vai ser usado para cerca de três plantios por ano, recebendo no total 6 kg de composto. Do segundo ano em diante, coloque a mesma quantidade quando for plantar folhosas (mais exigentes). Outras hortaliças como o nabo, salsa e mostarda podem receber menor quantidade e até se contentar apenas com adubação residual da cultura anterior.

Aprenda como triturar e preparar corretamente a compostagem de resíduos orgânicos!

Baixar e-book sobre compostagem