23 de agosto de 2013

Como combater pragas no jardim

sexta, 23 de agosto de 2013

Para combater problemas comuns em jardins, como formigas, doenças, grama amarelada, cochinilhas, recomenda-se fazer uma pulverização preventiva contra fungos e pragas, utilizando sempre produtos de baixa toxidade. O melhor é utilizar inseticidas naturais, que não agridem insetos benéficos, como as joaninhas e algumas espécies de pulgões e, não irão prejudicar as plantas.

Segue abaixo algumas dicas para combater pragas de forma não tóxica:

Problema no jardim Como prevenir Como combater
Grama amarelada Usa-se água ou adubação; no inverno recobrir o gramado com matéria orgânica Com água ou adubação; em casos mais graves é necessária a substituição de trechos ou do total do gramado
Formigas Utilizar formicida específico Com formicida específico
Cochinilhas (praga que produz manchas brancas em folhas) Pulverizar (ver receitas abaixo) Com óleo mineral (óleo de Neen)

Para combater problemas simples sem usar produtos industrializados mais agressivos, há algumas receitas e soluções mais comuns para o dia-a-dia, utilizando práticas da agricultura orgânica, seguem algumas receitas:

Para diluir e fixar remédios: Solução Adesiva
100 gramas de sabão de coco (½ barra) e 2,5 litros de água.
Pique o sabão de coco em pedaços pequenos e coloque em uma panela juntamente com a água. Leve ao fogo, mexendo sempre, até que o sabão esteja completamente dissolvido. Espere esfriar e guarde em recipiente fechado. Esta solução por si só não é capaz de controlar os problemas, ela tem a função de diluir, espalhar e fixar os remédios sobre as plantas. Use-a misturando bem com outras fórmulas, momentos antes das pulverizações.

Contra pragas e lagartas: Calda de Fumo
50 gramas de fumo em corda (cerca de 8 cm) e 1 litro de água.
Pique o fumo em pedaços miúdos e coloque em uma panela juntamente com a água. Ferva a mistura por 25 minutos, acrescente a Solução Adesiva, mexa bem, tampe a panela e espere esfriar. Coe e pulverize sobre as plantas no mesmo dia, pois o princípio ativo é muito volátil. Utilize luvas e máscara ao trabalhar com o fumo, pois ele é tóxico. Ao aplicar sobre frutas e verduras, respeite um período de dez dias de carência antes da colheita e lave-os muito bem antes de consumir. Indicada contra cochinilhas, pulgões, lagartas, etc.

Contra pragas e doenças em geral: Calda Bordalesa
80 gramas de sulfato de cobre (7 colheres de sopa), 80 gramas de cal virgem (7 colheres de sopa), 10 litros de água, 1 balde de plástico, 1 panela, 1 pano de algodão e um arame.
Pulverize o sulfato de cobre e coloque-o no pano, como um sachê. Amarre o pano com o arame e pendure o sachê dentro do balde de plástico com 8 litros de água, de forma que ele não toque o fundo do recipiente, reserve. Faça o leite de cal, colocando cal virgem na panela e acrescentando lentamente 2 litros de água, mexendo até a completa dissolução. Esta mistura esquenta muito e pode queimar. Aguarde 24 horas para misturar as soluções.
Verifique o pH da calda, mergulhando uma lâmina de ferro na solução. Se ela enferrujar na superfície em poucos minutos a solução está muito ácida e deve-se acrescentar mais leite de cal. Teste a calda até que o pH esteja neutro e ela não enferruje mais a lâmina. Se a solução estiver ácida, pode queimar as folhas.
Aplique a calda bordalesa no mesmo dia, sem diluir.

* Utilize sempre equipamentos de proteção individual ao fazer e aplicar as caldas descritas.
* Não aplique em dias chuvosos, nem sob sol muito quente.
* Evite aplicar os produtos durante as florações, pois eles podem prejudicar seriamente a frutificação.
(Texto na íntegra, disponivel em: http://www.sindiconet.com.br/7196/Informese/Jardins/Como-combater-pragas-no-jardim)