23 de novembro de 2015

Flor do verão: renda-se à beleza e encanto das coloridas petúnias!

segunda, 23 de novembro de 2015

Perfeitas para quem gosta de muita cor no jardim, as petúnias dão um show, seja em canteiros, vasos ou floreiras

Uma explosão de cores! É assim que podemos definir as encantadoras petúnias, essas pequenas e delicadas flores nativas da região subtropical da América do Sul. Elas podem ser plantadas em canteiros, mas em geral são cultivadas em vasos ou floreiras estrategicamente colocados em locais onde as numerosas flores possam ser admiradas.

A melhor época para plantar esta espécie é justamente agora, na primavera/verão. Se as mudas forem saudáveis a floração abundante ocorre em poucas semanas, ainda nas estações mais quentes.

Cada flor de petúnia contém cinco pétalas, geralmente de coloração avermelhada ou azulada, que costumam ser desenhadas por manchas brancas simétricas. O próprio nome petúnia, significa “flor vermelha” na língua Tupi.

A petúnia é perfeita para quem gosta de muita cor no jardim. Bem cuidada, ela oferece sempre um festival de flores, que podem aparecer em cores delicadas – como o creme e o branco – ou vibrantes – como o azul, o amarelo e o vermelho intensos. A planta floresce na primavera e verão.

Embora seja uma planta perene (que tem um longo ciclo de vida), a petúnia é cultivada sempre como anual, ou seja, depois da primeira floração ela começa a perder o vigor, daí para continuar com o vaso florido, tem que trocar as mudas.

Plantio

Embora a petúnia viva bem sob o sol em lugares de clima mais amenos, como no sul, a maioria das espécies de petúnia podem sofrer queimaduras se criadas a pleno sol em regiões equatoriais, a exceção para essa regra é a variação integrifólia, que sobrevive muito bem mesmo em ambientes mais quentes.

A petúnia pode ser plantada a partir de sementes, porém requer um cuidado muito grande em suas primeiras semanas, por isso é mais fácil iniciar o cultivo usando mudas. A melhor época para plantá-las é no verão.

O solo bom para petúnia é bem drenado (que não acumula água) e rico em matéria orgânica. Como plantas floríferas são bem exigentes em fósforo, acrescente também a farinha de ossos quando for plantar.

Se você não encontrar o substrato pronto, faça essa mistura em casa:

Mistura básica

– 1 parte de terra comum
– ½ parte de terra vegetal
– ½ parte de húmus de minhoca
– 1 parte de areia de construção lavada
– 3 colheres (sopa) de farinha de ossos

Misture bem, prepare um vaso com camada de drenagem (pedras, argila ou isopor picado) suficiente para cobrir o fundo, uma camada fina de areia, só para cobrir as pedras. Depois encha o vaso com a mistura e plante normalmente.

Adubação

Um mês após o plantio faça uma adubação foliar com NPK 4-14-8, que deve ser dissolvido na água e aplicado com um vaporizador, sempre com o vaso na sombra. Outra opção são os adubos dissolvidos na água das regas e que deve ser aplicado somente no substrato com a ajuda de um regador. Use sempre a quantidade indicada pelo fabricante.

Após 15 dias, alterne com húmus de minhoca ou farinha de ossos, é só misturar no substrato delicadamente e regar depois. Permaneça alternando sempre adubo orgânico e inorgânico a cada 15 dias, e nunca descuide da adubação, essa é uma boa dica pra manter vasos com flores.

Se o local que você mora é muito quente, deixe o vaso à meia-sombra, se o local tiver um clima ameno, deixe-o sob sol pleno.

Regas

As regas devem acontecer de 2 a 3 vezes por semana, ou até diariamente no verão, observe sempre, nunca deixe o solo muito úmido, só molhe novamente se o solo estiver mais para seco. Sempre pela manhã ou fim da tarde, nada de molhar planta no sol quente!

Como cuidar

O cultivo desta herbácea não é muito complicado, a planta não tem muitos problemas com as épocas mais frias do ano e é bem flexível quanto a luminosidade, apenas mantenha o solo ligeiramente úmido com irrigações diárias, mas sem encharque, e a planta crescerá bem.

Também é importante cortar as flores que já murcharam, para estimular nova floração. Para manter a petúnia bonita por mais tempo é necessário replantá-la no início do próximo verão, para assim remover ramos mortos e arejar a planta.

Paisagismo

As petúnias não precisam ser plantadas em grandes vasos, principalmente se for cultivada como pendente. Nesses casos, recomenda-se apenas que sejam de plástico (que pesam menos) e de boca larga, o que permite colocar mais de uma muda, tornando o vaso mais cheio e florido.

Para jardineiras ou vasos pendentes, e mesmo em conjunto com outras plantas anuais ou perenes, as petúnias causam um belo efeito ornamental.

Na composição de folhagens de cor escura, a colocação de petúnias brancas ou mesmo bicolores de branco e vermelho dá uma nota alegre ao conjunto. Já com folhagens variegadas ou prateadas, o uso de flores em púrpura ou rosa são de melhor efeito.

Também proporcionam grande beleza quando plantadas em jardineiras colocadas num peitoril de janela, varanda ou terraço.

Disponível em Bonde