26 de noviembre de 2025

Impulsos Primaveris

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.

Plantar grãos e hortaliças é algo simples que traz um enorme bem-estar. Plantar árvores é proteger as águas e alimentar os mananciais. Plantar flores e belas plantas ornamentais traz alegria e renova o espírito. Então, o que você está esperando? Comece o ano da forma mais saudável e mãos à terra! Siga as orientações da TRAPP e sinta todo o vigor de viver e colaborar com a Natureza.

Alimentação Sustentável

Mesmo em pequenas áreas é possível plantar organicamente quase tudo o que se come. Experimente semear o milho e vê-lo crescer, sentir o bem de plantar o próprio feijão, os pés de alface, os temperos, a cenoura, as plantas medicinais, os brócolis, muitas frutas e tantos outros alimentos. Muitos podem ser plantados em vasos, outros vão precisar de um espaço em canteiros ou no chão de terra. O importante é praticar esse exercício de sustentabilidade.

Plantio em vasos: quase todas as hortaliças, temperos, plantas medicinais.

Plantio em canteiros: as mesmas hortaliças dos vasos e as de maior porte como as abóboras.

Plantio no chão de terra afofada e adubada: milho, feijão, soja, frutas como maracujá, uva, abacaxi e as próprias árvores frutíferas como laranjeiras, etc.

 

IMPORTANTE:

Para plantio em vasos e jardineiras, escolha os que tenham furos de drenagem ou faça os furos você mesmo. Em seguida cubra-os com pedriscos para não entupirem, empoçando a água das regas.

Plantando água

É claro que não podemos plantar pingos de água como se fossem sementes… Mas o que podemos fazer é plantar árvores que protejam rios e nascentes. Afinal, é urgente a questão ecológica quanto à proteção dos mananciais hídricos tão prejudicados pela destruição florestal.

Como começo?

Para recompor a mata ciliar (escudo vegetal protetor das águas) escolha espécies nativas de sua região e fique atento quanto à sua tolerância à proximidade da água.

Para áreas encharcadas: Marinheiro, Urucurana, Pau-de-viola, Guanandi.

Para áreas úmidas: Pindaíva, Tamboril, Goiabeira, Maria-mole.

Para áreas bem drenadas: Monjoleiro, Paineira, Louro-pardo, Algodoeiro.

Quanto às nascentes, plante também muitas árvores ao seu redor (preenchendo um mínimo de 50 metros de vegetação arbórea no seu entorno) e deixe que a mata prossiga seu desenvolvimento. O objetivo é aumentar a infiltração de água das chuvas no solo e segurar a terra arrastada pelas enxurradas impedindo soterramentos.

 

No clima da beleza e da harmonia

Semeie flores, plante cactos, suculentas, pequenos arbustos, plantas ornamentais e árvores. O importante é encher a casa de verde e de beleza! Se for plantar em vasos, espalhe-os estrategicamente pelos quatro cantos iluminados da casa ou concentre-os em um local apropriado.

E isso tudo pode acontecer até mesmo em um minúsculo apartamento onde podemos cultivar árvores que não sofrerão se forem bem cuidadas. Para plantá-las, escolha vasos grandes de barro ou cerâmica que permitam uma boa oxigenação das raízes e que tenham na base furos de drenagem que precisam ser cobertos com pedriscos para não entupirem.

Escolha uma espécie própria para ambientes internos como fícus, palmeira, murta e árvore da felicidade ou até mesmo frutíferas como goiabeira, romã e jabuticabeira.
De qualquer forma, todas vão precisar da luz direta de uma janela ensolarada ou de uma varanda cuja face não pegue muito vento. É importante lembrar que apenas 12m2 de área verde já influenciam o microclima, melhorando a qualidade do ar e da vida de todos.

 

Por:  Cynthia de Oliveira Frank

—————————————
Você acaba de ler um conteúdo do Clube da Jardinagem da Trapp. Assim como nossas ferramentas facilitam o seu trabalho no jardim, o nosso blog está aqui para facilitar o seu dia a dia, entregando, há mais de uma década, posts gratuitos e repletos de soluções práticas. A paixão que cultivamos desde 1950 está em cada dica.

A dica deu certo? Queremos ver!

Vá agora no post de divulgação no nosso Instagram (@trapp_brasil) e diga-nos nos comentários se gostou do conteúdo, ou tire uma foto do seu jardim aplicando o que aprendeu, poste no seu perfil e marque a Trapp (@trapp_brasil). Não se esqueça da hashtag #ClubeDaJardinagemTrapp para fazer parte da nossa comunidade!

CLUBE DA JARDINAGEM TRAPP – Conteúdo que faz seu jardim crescer!

 

Sobre a Trapp: A Trapp foi fundada em agosto de 1950 na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Essa empresa 100% brasileira é a fabricante da mais completa linha de ferramentas e máquinas para jardinagem, trituradores de galhos e resíduos orgânicos, além de trituradores para ração animal.

TRAPP – Cultivando o amor pela terra.

 

 

Leer también