Técnica dos Canteiros Altos

O que fazer se você precisa plantar já e sua terra está dura.

Ter um solo bom para plantar, significa ter uma terrinha fofa e rica onde até uma criança pode pegar sua pá e fazer um berço para plantar as mais variadas plantinhas.
Mas, e se sua terra estiver super dura como obter esse resultado?

Em geral, seguindo certas regras de manejo do solo que vão levar um tempo para funcionarem efetivamente. Então, enquanto seu solo se recupera, uma ótima e eficaz saída é utilizar a técnica dos canteiros elevados.
Em poucos dias você obtém um ambiente favorável para o cultivo de hortaliças e de outras plantas.

OS CANTEIROS ELEVADOS VÃO FACILITAR MUITO POIS AJUDAM NA REPOSIÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA, RECUPERANDO SOLOS DEGRADADOS, AUMENTANDO SUA DESCOMPACTAÇÃO E FERTILIDADE

Como fazer?

ESCOLHA DA ÁREA: plana e que possa ser irrigada.

MEDIDA: o ideal (podendo ser maior ou menor) é 1,20m de largura com o comprimento variável. Esse espaço permite até 4 linhas paralelas de cultivo.

COMEÇANDO PELA BASE: esse tipo de canteiro deve ser levantado sobre uma superfície de solo, não sobre áreas pavimentadas que requerem outros procedimentos. Coloque uma farta camada de matéria orgânica verde como base (pode ser vegetação roçada).

SEGUNDA CAMADA: espalhe material orgânico fresco como esterco bovino ou de aves, misturado com a terra do local.

TERCEIRA CAMADA: aqui entra o composto orgânico já bem curtido, também misturado com o solo do canteiro.

QUARTA CAMADA: hora de cobrir o canteiro para manter a umidade e proteger o trabalho dos micro-organismos, os decompositores que logo vão iniciar seu trabalho de enriquecer a terra. Use uma boa camada de palhada seca. Algumas folhas de papel pardo também ajudam.

CUMPRIDAS AS ETAPAS SEU CANTEIRO ESTÁ PRONTO E JÁ PODE RECEBER AS MUDAS!

Para áreas pavimentadas, as etapas são as mesmas. A diferença é que se deve começar com uma camada de brita ou de argila expandida para facilitar a drenagem.
Canteiros assim, exigem uma proteção em volta que pode ser de alvenaria ou feita com o material que lhe for mais acessível.

DEIXAR TODO O SOLO SEMPRE BOM

A técnica dos canteiros altos pode ser utilizada com frequência ou apenas como um paliativo, enquanto todo o solo de sua propriedade se recupera.

Para isso, siga as dicas:

  1. Em geral solos compactados são resultado de falta de cobertura vegetal. Portanto não deixar a terra descoberta é requisito básico para ter sempre um solo arejado, fofo e simples de manejar.
  2. Cultivar plantas variadas em um mesmo canteiro possibilita uma troca muito saudável entre os vegetais. Os diversos tipos de raízes interagem ajudando o solo a se manter mais sadio e vivo.
  3. Quanto mais matéria orgânica você colocar na terra, mais chances de ela ficar sempre bem nutrida alimentando os micro-organismos, responsáveis pelo trabalho de decomposição desse material orgânico. É um ciclo contínuo de transformação benéfica que vai parar na sua mesa por meio dos vegetais ricos em nutrientes que você poderá colher.
  4. Tudo isso leva a um dos motivos mais importantes para você cuidar da terra: em um solo compactado a água simplesmente não penetra, o que dificulta ou impossibilita que os vegetais se desenvolvam bem e que a vida do solo seja alimentada pelos nutrientes que também não penetram, nem podem circular.

Por: Cynthia de Oliveira Frank