As Flores Mais Saborosas para os Beija-Flores.

Por: Cynthia de Oliveira Frank

A primavera chegou trazendo a alegria da renovação. Um momento de semear e plantar especialmente muitas flores e porque não aproveitar para plantar aquelas que são as preferidas dos beija-flores? Plante-as na entrada da casa, na varanda, no campo de visão das janelas e em locais onde todos possam admirar não só as flores, mas também seus visitantes, assim a sua primavera será ainda mais bela, abundante e ecológica!

Mas afinal, quais são as flores preferidas dos beija-flores?

  1. Asistácea (Asystasia gangetica) =  Delicada e bela floresce quase o ano todo em flores amarelas, brancas ou cor-de-rosa. Vai bem à meia-sombra ou ao sol. É perene e gosta de clima quente e úmido. Ótima para maciços e bordaduras. Regas de duas a três vezes por semana. Seu solo preferido é o argiloso.
  2. Lágrima-de-Cristo (Clerodendrum thomsonae) = Planta trepadeira de meia sombra, clima quente e úmido, ideal para revestir muros, cercas ou grades. Seu crescimento é lento, gosta de água, mas não de solo encharcado. Floresce na primavera-verão.
  3. Flamboianzinho (Caesalpinia pulcherrima) =  É uma árvore de pequeno porte que pode chegar até cinco metros de altura. Vai bem tanto ao sol como à meia sombra. Prefere clima quente e úmido, pode ser plantada individualmente ou em forma de maciço revestindo muros, grades ou cercas. Gosta de água sem encharcamento e de solo mais para o arenoso. Flores na primavera-verão.
  4. Chapéu-chinês, chapéu-de-mandarim (Holmskioldia sanguinea) = A origem dessa planta é nada menos que o Himalaia. Trata-se de um arbusto escandente de até 5 m de altura que dá flores quase o ano todo. Para reproduzi-lo basta destacar as estacas da ponta dos ramos. Gosta de sol pleno ou meia sombra. Clima quente ou temperado. Ótimo para plantio individual ou em maciços em forma de cercas-vivas, divisórias, revestimentos de muros ou grades. Gosta de água de 2 a 3 vezes na semana e solo rico em matéria orgânica. Pode ser encontrado nas cores vermelho e amarelo.
  5. Hemerocale, lírio amarelo ou lírio de São José (Hemerocallis flava, Hemerocallis hybrida) = Símbolo da pureza, os lírios florescem praticamente o ano todo com uma gama de cores, formas e tamanhos que ultrapassa mais de 50 variedades. Vão bem ao sol ou à meia sombra. Preferem clima ameno. São perenes como planta. Exalam aroma agradável. Ideais para serem utilizados como maciços ou bordaduras e, individualmente em vasos.  Regue-os de 2 a 3 vezes por semana e plante-os ou adube-os com uma mistura de terra rica em matéria orgânica.
  6. Russélia, flor-de-coral (Russelia equisetiformis) = A russélia pende igual cascata e dá flores quase o ano inteiro. É um verdadeiro banquete para os beija-flores. Aprecia sol pleno e é perene. Também pode ser usada como maciço. Gosta de água sem encharcamento, como quase todas as plantas. Precisa de solo rico em matéria orgânica.
  7. Sálvia(s) de todos os tipos: vermelha, roxa, bicolor, branca, etc. (Salvia leucantha, splendens, farinacea, etc) = Gostam de sol, de solo com boa matéria orgânica, florescem quase o ano todo, rega 3 vezes na semana. Adaptam-se ao clima quente ou frio, são perenes e podem ser utilizadas como maciços e bordaduras ou individualmente.
  8. Camarão-vermelho (Beloperene guttata) = Gosta de sol pleno, no mínimo 4 horas por dia, e de clima quente e úmido. Bom para cerca-viva ou plantio de apenas alguns pés. Gosta de água sem encharcamento e solo poroso e arejado, mais para o arenoso. Flores quase o ano inteiro.
  9. Camarão-amarelo (Pachystachys lutea) = Diferente e maior do que o camarão-vermelho, o amarelo vai bem tanto ao sol como à meia-sombra e prefere solo rico em matéria orgânica. No restante suas características são iguais às do “irmão-vermelho”. Flores na primavera-verão.
  10. Jasmim de todos os tipos: dos-açores, do-rio, estrela, asa-de-anjo, dos poetas (Jasminum azoricum, Jasminum gracillimum, Jasminum nitidum, Jasminum officinale…) = Quem não conhece os jasmins e seu aroma maravilhoso? Pois é…Eles também são fonte de alimento para os amigos beija-flores. Trepadeiras entre 3 e 6 m de comprimento, gostam de sol e meia-sombra, clima quente, ótimos para cercas-vivas e revestimento de muros e grades. Regas de 2 a 3 vezes por semana, solo rico em matéria orgânica, com exceção do jasmim-dos-açores que prefere solo um pouco mais arenoso. Flores quase o ano inteiro, intensificando na primavera-verão.
  11. Grevílea-anã (Grevillea banksii) =  É um arbusto que pode chegar a 3 – 4 m de altura. É de sol pleno e clima ameno. Recomendada para cerca-viva. Água 3 vezes por semana e solo arenoso. Floresce quase o ano inteiro.
  12. Ipoméia-rubra, glória-da-manhã (Ipomea horsfalliae) = Sol pleno, água 2 a 3 vezes por semana, boa para cerca-viva, gosta de solo com matéria orgânica e resiste a ventos fortes. É trepadeira. Flores despontam na primavera-verão.
  13. Ipoméia, corriola, campainha, boa noite, glória-da-manhã (respectivamente Ipomea cairica, Ipomea purpurea, Ipomea alba, Ipomea horsfalliae) = Gostam de sol e florescem quase o ano inteiro. Preferem clima quente e úmido. Resistem a ventos fortes. Recomendadas para cercas-vivas. Quando em forma de trepadeiras, são ideais para grades ou para revestir muros. Preferem solo arenoso e rega de 2 a 3 vezes por semana.
  14. Cosmos amarelo (Bidens sulphurea) = Floresce no verão e no outono. É de sol pleno e meia sombra. Precisa ser replantado anualmente ou a cada dois anos, sempre por sementes (colha-as e guarde-as para semear). Fica lindo em maciços. Água 2 a 3 vezes na semana. Solo rico em matéria orgânica, mas sua versatilidade permite também o arenoso.
  15. Caliandra, esponjinha vermelha (Calliandra tweedii) = É de sol. Água de 2 a 3 vezes por semana. Solo mais para o arenoso. Ótima para cerca-viva e maciços por ser uma planta arbustiva e resistente. Clima ameno, flores na primavera-verão.
  16. Caliandra, esponjinha de flor rosa e branca ou puramente branca (respectivamente Caliandra brevipes e Caliandra Alba) = É de sol, clima quente e úmido, dá flores quase o ano inteiro ressaltando primavera-verão. Água 2 a 3 vezes na semana. Linda e perfumada é ideal para maciços e cercas-vivas. Solo arenoso.
  17. Abutilon, lanterninha japonesa (Abutilon striatum) = Arbusto escandente (que cai). Bom para maciço e cerca-viva. Floresce na primavera-verão. Gosta de sol ou meia-sombra. Solo rico em matéria orgânica. Rega de 2 a 3 vezes por semana.
  18. Buganvílea, primavera (Bouganvillea spectabilis) = Nossa conhecida “primavera” é na verdade uma árvore que se ofertou à tarefa de ser um arbusto escandente e assim, sendo bem conduzida, trabalha em jardins como planta de alto nível ornamental. Floresce quase o ano todo. Gosta de sol. Solo puxando para o arenoso. Ótima para maciços e cercas-vivas. Aprecia mais o clima quente e úmido. Regas de 2 a 3 vezes por semana.
  19. Brinco-de-princesa (Fuchsia hybridum) = Gosta de sol e de meia-sombra, não suportando sol direto entre 11h e 16h. Floresce na primavera. Prefere clima ameno. Seu solo deve ser rico em matéria orgânica. Água de 2 a 3 vezes por semana. Boa para maciços e cercas-vivas.
  20. Helicônia, bananeira-do-brejo (Heliconia bihai, rostrata e outras) = Gosta de meia-sombra e dá flores quase o ano todo. Seu clima é o quente e úmido. Planta perene multiplica-se por tubérculo. Boa para maciços. Seu solo preferido é o arenoso. Regue de 2 a 3 vezes na semana.
  21. Malvavisco, hibisco-colibri (Malvaviscus arboreus) = Outra espécie que os beija-flores amam… Vai bem ao sol ou à meia-sombra. É de clima ameno. Ótima para cercas-vivas. Água 2 a 3 vezes por semana. Solo puxando para o arenoso. Flores na primavera-verão. Seu porte chega a 4m de altura.
  22. Lantana-cambará (Lantana camara) = Dá flores quase o ano inteiro. É de sol pleno. Clima quente e úmido. Seu solo preferido é o rico em matéria orgânica. Seu porte chega aos 2 metros de altura. Fica linda em maciços e cercas-vivas. Regue-a de 2 a 3 vezes na semana.
  23. Lavanda (Lavandula angustifolia) = Porte de até 1m. Flores o ano todo (em especial no verão e no outono). Gosta de sol e meia-sombra, clima ameno. Boa para maciços e bordaduras. Seu solo é o rico em matéria orgânica e sua rega deve ocorrer de 3 a 4 vezes por semana.
  24. Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis) = Há uma grande variedade de hibiscos em diversas cores: hibisco-da-china, mimo-de-vênus, graxa-de-estudante, de folha toda verde, folha variegata (branca e verde), híbridos, etc. Como arbusto varia de 3 a 5 m de altura. Floresce lindamente quase o ano todo. Prefere solos mais arenosos. Deve ser regado de 2 a 3 vezes por semana. Excelente para cercas-vivas e/ou plantado como maciço. Gosta de sol e de meia-sombra preferindo clima quente e úmido.
  25. Madressilva (Lonicera japonica) = Trepadeira gosta de sol e de meia-sombra. Suas flores exalam agradável perfume durante a primavera-verão. Prefere clima ameno. Ótima para cercas-vivas. Como trepadeira é ainda ideal para revestir muros ou grades. Regue de 2 a 3 vezes por semana. A madressilva prefere solos arenosos.
  26. Impatiens, beijo, beijo-turco, maria-sem-vergonha (Impatiens hawkeri, walleriana) = O famoso beijinho prefere a meia-sombra e floresce quase o ano inteiro. Seu clima é o quente e úmido. Ideal para ser utilizado como maciço e bordadura. Necessita solo sempre úmido devendo ser regado dia sim, dia não. Seu solo predileto é o arenoso.
  27. Estrelitzia, ave-do-paraíso (Strelitzia reginae) = Flores quase o ano inteiro. Sol pleno. Prefere clima ameno ou quente e úmido. É planta perene. Reproduz-se por meio de rizomas. Boa para maciços. Aprecia mais os solos úmidos. Regas dia sim, dia não. Solo rico em matéria orgânica.
  28. Estrela-do-egito, pentas, show-de-estrelas (Pentas lanceolata) = Flores no verão e outono. Esse “buquê” de cor rosa gosta de sol ou de meia sombra, solo puxando para o arenoso, rega de 2 a 3 vezes por semana. Fica ótima em bordaduras e maciços. É planta perene de clima quente e úmido. Seu porte atinge os 60 cm de altura.
  29. Mulungu, flor-de-coral (Erythrina crista-galli) = arvoreta de até 7 m / Suínã (Erythrina mulungu) = árvore de até 15 m / Corticeira, mulungu, canivete (Erythrina velutina) = árvore de até 12 m/ Canivete branco (Erythrina velutina alba) = árvore de até 12 m. Todas essas eritrinas ou mulungus, como normalmente são chamadas, florescem no final do inverno e na primavera e suportam solos mais secos. Regas, uma vez por semana. Sol pleno, clima quente e úmido. Com exceção da Erythrina crista-galli , todas as outras eritrinas são árvores caducas, ou seja, perdem as folhas no inverno ou em períodos de estiagem. O solo preferido é o areno-argiloso. As flores são de um intenso vermelho, menos no caso da eritrina “alba” (canivete-branco), cujas flores são de um puro branco.
  30. Tumbérgia-arbustiva, manto-de-rei (Thunbergia erecta) = Essa tumbérgia tão apreciada pelos beija-flores se apresenta com flores roxas ou brancas (Thunbergia erecta “alba”). Gosta de sol e de meia-sombra. Seu clima é o quente-úmido. Pode ser utilizada como maciço por ser um arbusto perene de até 2,5 m. Floresce no verão. Sua exigência de água é mediana podendo ser regada de 2 a 3 vezes por semana. Prefere solos arenosos.
  31. Tumbérgia azul, suzana-dos-olhos-negros, tumbérgia branca (respectivamente Thunbergia grandflora, Thunbergia alata e Thunbergia fragrans) = Todas trepadeiras. Gostam de sol e de meia sombra. Recomendadas para cercas-vivas e para revestir muros ou grades. A branca tem um especial aroma. Florescem na primavera-verão. São de clima quente e úmido ou ameno (suzana-dos-olhos-negros). Rega de 2 a 3 vezes por semana.
  32. Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis) = Também trepadeira e também “tumbérgia”, o sapatinho-de-judia é conhecido como a flor dos caramanchões por fazer um fechamento espesso e rápido. Gosta de sol e meia sombra. Prefere clima quente e úmido. Também tem a tarefa de ser cerca-viva e de revestir muros e grades. Floresce na primavera-verão. Gosta de água de 2 a 3 vezes por semana e de solo rico em matéria orgânica.

Flores tubulares, como as da russélia e das eritrinas, parecem ter sido criadas especialmente para o bico dos admiráveis beija-flores, muitas outras flores existem na natureza. Plante-as e descubra quais são as que atraem os beija-flores. Essa descoberta é algo muito bom de se fazer e, às vezes, até resgata espécies um pouco esquecidas pelo homem. Você vai ver que os próprios beija-flores vão sinalizar e “pedir” que a nova flor participe dessa lista.

 

Trapp

Cultive o amor pela terra.