Farmácia que vem da terra!

Em sua casa pode existir uma verdadeira farmácia sem que você saiba…
Confira com a TRAPP os benefícios e o potencial nutritivo de cada um desses alimentos que fazem parte do nosso dia a dia!

Maçã
Existe um ditado popular sobre a maçã que mostra bem o que ela é: uma maçã por dia mantém o médico afastado… Seus benefícios para a saúde são incontáveis e podemos citar alguns: todos os tipos de maçãs reduzem os riscos de doenças cardíacas, desintoxicam o organismo e colaboram com a saúde do sistema digestivo em geral. Também sabemos que essa fruta contém altos níveis de ácido málico, útil para o estímulo da produção de energia no corpo, combatendo a síndrome da fadiga crônica e a fibromialgia.
Quer mais? As maçãs previnem e ajudam o organismo a se proteger de certos tipos de e câncer (principalmente nos pulmões, intestinos, próstata e mama), reduzem o colesterol, controlam os níveis de glicemia, previnem cáries dentárias e aumentam a capacidade cerebral. Possuem vitaminas A, B e C, ferro, potássio, fósforo, sódio, magnésio, enxofre e silíceo. Podemos concluir que as maçãs são verdadeiras dádivas do céu, como eram consideradas na Grécia antiga…

Pera
Sabe aquele dia em que estamos sem apetite, chateados e sem muito ânimo… Experimente comer uma pera. Essa fruta tão simples ativa a circulação sanguínea, pondo nosso organismo em uma situação de equilíbrio que se reflete em nossos estados de humor. As peras são originárias da Europa Central, e muito bem aclimatadas nas regiões mais frias do Brasil. Rica em hidratos de carbono, vitaminas A, B, C, potássio, sódio, cálcio, magnésio, fósforo, enxofre e ferro. Pode ser usada ao natural ou como compota. É diurética e super indicada no controle da hipertensão arterial pelos elementos vasodilatadores que contém. Além disso, a pera ajuda a combater a prisão de ventre e é útil nas enfermidades digestivas, especialmente gastrites ou úlceras pela pouca quantidade de ácidos que contém. Componentes como a luteína e a zeaxantina atuam ainda como antioxidantes reduzindo os efeitos do envelhecimento e aumentando a força do sistema imunológico. A pera é a fruta da neutralidade, ótimo alimento para idosos e crianças – de todas as idades.

Melancia
A melancia pertence à família das abóboras, pepinos, melões, etc. Originária da Ásia, e muito bem adaptada ao clima brasileiro, essa fruta doce e refrescante possui 92% de água, por isso seu consumo ajuda na hidratação do corpo e previne problemas renais colaborando com todos os órgãos de excreção na desintoxicação geral do organismo. Excelente fonte de betacaroteno, vitamina C e luteína, a melancia ajuda a proteger os olhos, além de ser um poderoso antioxidante inibindo o crescimento de células cancerosas. Fonte de magnésio e potássio reduz a pressão sanguínea e previne o endurecimento das paredes das artérias. Os diabéticos podem consumir a melancia uma vez que sua benéfica água e seus nutrientes são mais potentes do que a quantidade de açúcar. Aliás, a arginina, uma substância presente na melancia, melhora a taxa de insulina. Altamente refrescante, a melancia é a fruta companheira dos atletas, devendo ser consumida ao natural. Um alerta: não utilize a melancia como sobremesa – junto com outros alimentos torna-se indigesta. Prefira seu consumo no desjejum ou no lanche da tarde, isoladamente.  A parte branca da melancia pode ser usada em compotas.

Pitaya
A natureza nos brindou com a exótica pitaya, uma fruta que dá em cactos e pode ser encontrada com a polpa e a casca em cores diferentes. Grande aliada para quem está querendo emagrecer, a pitaya possui pouquíssimas calorias e duas substâncias que inibem o apetite e dão a sensação de saciedade. O formato peculiar e a casca irregular deram à pitaya uma espécie de apelido: fruta-dragão. Apesar disso, a pitaya possui sabor suave similar ao gosto do kiwi ou do melão. Poderosa antioxidante auxilia no combate dos radicais livres evitando a formação de células cancerosas e, por conter vitamina C, ajuda a fortalecer a imunidade. Segundo os pesquisadores, essa curiosa fruta pode ser benéfica na prevenção da diabete, reduz os níveis de colesterol e a hipertensão, melhora a saúde cardíaca sem falar nas sementes que têm efeito laxante. As pitayas apresentam ainda uma forte presença de minerais como o ferro (variedade vermelha) e o zinco (variedade amarela), bem como de fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino. Pode-se consumir a polpa ao natural ou processada como refresco. Sorvetes, geleias e doces feitos com pitaya começam a ser descobertos e muito apreciados.

Tangerina
Essa incrível fruta de cor alaranjada que mais parece um sol, é na verdade um agente terapêutico potentíssimo. Também conhecida como mexerica ou bergamota, a tangerina se apresenta em variedades como a ponkan, a morgote e outras.  Suas propriedades medicinais são indicadas no combate de tumores, nos casos de reumatismo, cálculos renais e da vesícula e desnutrição. Pode ser consumida na forma de suco ou simplesmente como uma fruta natural cujo bagaço é riquíssimo em fibras. Contém vitaminas A, B, C e sais minerais como sódio, cálcio, magnésio e fósforo. Portanto a cada mexerica consumida temos a chance de aumentar a imunidade e combater infecções. Suas folhas funcionam como um excelente calmante natural, em forma de chás, diminuindo os sintomas de tensão e estresse, pois suas propriedades atuam no cérebro estimulando o bom humor. A tangerina ajuda ainda a baixar a pressão arterial mantendo o bom funcionamento do sistema cardíaco e o livre fluxo sanguíneo. Com suas fibras dietéticas, limpa o sistema digestivo livrando o organismo de toxinas nocivas. Resultado: mais saúde geral que se reflete na pele e nos cabelos resgatando seu brilho e vigor. Pode ser servida como sobremesa às refeições.

Banana
Você anda tendo câimbras? Seu sistema digestivo está em crise? Precisa melhorar o fluxo intestinal? A solução pode estar no consumo diário de banana. Essa singela fruta é muito simples de ser consumida. Talvez por isso seja uma das preferidas por quem não tem muito tempo para se alimentar corretamente. Uma banana na bolsa garante o consumo de vitaminas e minerais como o cálcio e o potássio que regula a pressão arterial e protege o coração. As bananas são também as frutas que melhor regulam o índice glicêmico dando uma verdadeira sensação de saciedade. Forte aliada no cuidado com os intestinos, a banana promove uma flora intestinal equilibrada, sinônimo certo de mais saúde e vitalidade em todo o organismo.

Uva
A protetora do coração veio do mediterrâneo e é cultivada desde a antiguidade. Essa doce frutinha é uma expert nos cuidados com a saúde cardiovascular. Elementos como os flavonoides, que as uvas têm de sobra, possuem ação vasodilatadora evitando que sedimentos se acumulem nas artérias. As uvas reduzem o mau colesterol, previnem vários tipos de câncer e auxiliam no bom funcionamento dos rins. São excelentes para a saúde dos olhos impedindo doenças degenerativas e superindicadas para melhorar as atividades do cérebro. Vitaminas? C, B, K, e minerais como: ferro, zinco, magnésio, fósforo e potássio. Um plus sobre as uvas: reconstituem as células do fígado e do sangue.

Abacaxi
Essa fruta especial e refrescante, da família das bromélias, mantém as qualidades nutritivas tanto na espécie amarela quanto na branca. Tem ação diurética, combate a prisão de ventre e ajuda a digestão. Uma poderosa enzima chamada bromelina, presente nos abacaxis, cuida das afecções inflamatórias da garganta em forma de gargarejos que podem ser feitos com o suco natural. Aliás, o abacaxi também cuida de nossos pulmões, sendo utilizado contra tosses e bronquite na forma de xarope, feito com as fatias e acrescentando-se mel. O abacaxi ainda fortalece os ossos e beneficia o coração possuindo grande quantidade de vitaminas C, B e A e minerais como magnésio, cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Tomate
O tomate é o guardião da alegria atuando em todos os casos em que a pessoa perde o entusiasmo de viver. Seus poderes curativos agem como vitalizante geral e regenerador dos transtornos do coração sejam eles físicos ou psíquicos. Ativa a circulação sanguínea e o fluxo de energia corporal irrigando a musculatura e o cérebro. Em seus elementos, destaca-se o potássio, tendo por isso grande importância para os músculos. Também é fonte de magnésio que favorece ossos e dentes e de vitaminas A, B e C. É um alimento rejuvenescedor por excelência eliminando radicais livres, responsáveis por várias doenças degenerativas.

Alface
A alface é a hortaliça da tranquilidade. Sua natureza é alcalina, o que significa que pode ajudar a neutralizar a acidez do sangue proporcionando equilíbrio a todo o organismo. Com seus princípios calmantes, a alface também auxilia o relaxamento da mente, sendo indicada para pessoas que sofrem de insônia. Contém proteínas, fibras, carboidratos e minerais sendo excelente fonte de vitaminas A, B, C, D e vitamina K que auxilia o tecido ósseo, reduzindo a osteoporose. Benéfica também para a pele, a alface ajuda a prevenir sinais de envelhecimento, além de melhorar a saúde dos olhos.

Brócolis
Uma das maiores fontes alternativas de cálcio e magnésio – ideal para veganos e para os intolerantes à lactose, os famosos brócolis, a exemplo de sua irmã a couve-flor, são também ricos em enxofre, elemento que tem propriedades anti-inflamatórias. Eles contêm selênio, substância que apresenta propriedades anticancerígenas e são ricos em vitamina C e betacaroteno. Como se não bastasse, os brócolis reduzem a pressão arterial e relaxam os músculos do coração e as artérias. Outro ponto a seu favor é a presença abundante de vitamina B9, mais conhecida como ácido fólico. Além de reduzir os riscos de mal de Alzheimer, este ácido auxilia a formação do feto durante a gravidez.

Cenoura
Você quer ver a vida com outros olhos, ter um coração e pulmões mais felizes? Coma cenouras, cruas de preferência. Elas são protetoras da visão e dos pulmões pela presença de vitamina A e betacaroteno. Muitos outros benefícios traz essa raiz “de fibra”: aliada do sistema digestivo e da saúde bucal, ajuda nos momentos em que algo nos “pressiona” em demasia. Como? Por serem ricas em potássio, as cenouras podem relaxar a tensão nos vasos sanguíneos. Aliás, a cumarina, substância associada à redução da hipertensão, é encontrada de sobra neste alimento. Para fechar, as cenouras ativam o sistema neuro-sensorial, sendo indicadas quando sentimos certo vazio ou fraqueza na cabeça.

Beterraba
A cor inigualável da beterraba nos mostra sua íntima relação com o sangue. E qual o nome da substância que dá esse vermelho especial à beterraba? Betaína, e é devido à sua presença que a saúde cardiovascular é auxiliada. A beterraba possui ferro, sódio, potássio e magnésio, sendo superindicada nas enfermidades do fígado e em casos de anemia. Além disso, essa bela raiz combate tumores cancerosos, desintoxica o sangue e ajuda a manter a elasticidade da pele. Reduz o mau colesterol e por ser rica em nitratos, ajuda os vasos sanguíneos a funcionarem em perfeito equilíbrio, baixando a pressão sanguínea. E sangue que flui bem chega até o cérebro ajudando na prevenção da perda de memória. Aliás, a beterraba estimula o pensar.

Rúcula
A rúcula é uma deliciosa hortaliça, simples de plantar e muito abundante na colheita. Pertence à família das brássicas da qual fazem parte os repolhos, as couves, o agrião, o rabanete, etc. E sabe o que eles têm em comum? A presença de enxofre que lhes dá grande vitalidade. No caso da rúcula, sua associação com a redução dos riscos de câncer é garantida pela presença de fitoquímicos como o sulforafano conhecido pelos excelentes efeitos no combate de substâncias cancerígenas. As vitaminas A, C, e K contidas nessas folhinhas verdes inibem a atividade dos radicais livres oferecendo suporte ao sistema imunológico e promovendo a boa saúde dos olhos, da pele e dos ossos.

Grão de bico
Um dos melhores amigos dos vegetarianos, o grão-de-bico é uma leguminosa parente dos feijões e ervilhas. Portanto, sua principal função é suprir de proteínas o organismo humano. Mas, suas qualidades não param aí. Cultivado no planeta há 7.000 anos este lendário alimento possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais. Rico em fibras, contém ferro, magnésio, ácido fólico e fósforo juntamente com uma mistura de antioxidantes que auxiliam as células a se manterem íntegras e saudáveis. O perfil nutricional do grão-de-bico evita diabetes, melhora a digestão, mantém os intestinos funcionando bem, protege o coração, diminui o risco de doenças genéticas e de câncer e ajuda a construir ossos fortes.

Alho
Este bulbo é um verdadeiro “médico”. Seu valor nutricional é riquíssimo possuindo vitaminas A, B1, B2, B6 e minerais como ferro, selênio, enxofre, silício e iodo, sem falar em um composto chamado alicina que faz deste condimento um antibiótico natural muito eficaz na eliminação de bactérias que causam doenças respiratórias e gastrointestinais. Por seu alto teor de enxofre, o alho chega a bloquear a formação de substâncias cancerígenas e, sendo amigo do coração, previne doenças cardiovasculares e reduz a pressão arterial. Detalhe: o alho é um antibiótico natural seletivo, ou seja, elimina as bactérias nocivas sem causar danos àquelas que são boas para o organismo, como é o caso de muitas bactérias intestinais.

Tudo o que você precisa para plantar bem e se alimentar ainda melhor.