Plantando e Criando

Ideias para praticar junto às crianças.

  1. Espiral de ervas

Não tem muito espaço em casa e gostaria de plantar ervas aromáticas e medicinais? Então, mãos à obra! Tudo o que você vai precisar para começar são algumas pedras ou blocos, tijolos ou telhas, terra, um local ensolarado e as plantas.

A forma da espiral cria vários habitats para uma grande variedade de ervas a serem plantadas. Por exemplo, ervas que gostam de sol pleno e boa drenagem podem ser colocadas na parte central e mais elevada, enquanto outras podem ficar na parte mais fresca e mais abaixo.

A boa notícia, além da oportunidade de encher a casa de  temperos e plantinhas que ajudam na saúde, é que você pode convidar as crianças a participar de todas as etapas dessa quase lúdica construção. Elas vão aprender muito sobre as ervas  e colocar sua energia em um projeto útil para todos.

Fonte da Imagem site: Hypeness

Construção

  1. A espiral pode ter qualquer dimensão, mas para a primeira tentativa comece com um círculo de mais ou menos 1,5 m de diâmetro. Marque a base circular no chão.
  2. Utilize uma fileira de blocos ou pedras e vá empilhando e espiralando para dentro e para cima em direção ao centro.
  3. Para ganhar altura amontoe mais pedras na parede da espiral enquanto seu interior é preenchido com uma leve camada de brita para oferecer melhor drenagem. A maioria das espirais termina no terceiro círculo concêntrico, atingindo uma altura em torno de 60cm a 1,20m.
  4. Conclua o preenchimento com solo de boa qualidade, bem adubado organicamente e comece o plantio.

 Cada erva em seu lugar

  • Procure se informar sobre a necessidade de cada espécie antes de plantá-la.
  • Por exemplo, algumas precisam de mais sol outras preferem a meia sombra.
  • A questão da umidade do solo também é fundamental. Algumas ervas preferem solos mais secos e outras se dão melhor em solos mais úmidos. Nesse ponto é bom lembrar que o topo da espiral tende a ter o solo mais seco.
  • O que todas as plantas têm em comum é a necessidade de solo bem nutrido. Composto orgânico, húmus de minhoca, esterco curtido, são boas fontes de nutrição e podem ser misturados com um pouco de areia fina para dar porosidade e arejamento ao substrato.

Fonte da imagem site: Meu quintal tem vida

Exemplos do que plantar:

Alecrim, orégano, sálvia, tomilho, coentro, estragão, salsa, cebolinha, manjericão, erva-doce, funcho, hortelã, menta, melissa ou erva-cidreira, capuchinha ou chagas, capim-santo, lavanda.

Você pode convidar as crianças e escolher junto com elas qual seria o mais adequado e até mesmo reaproveitar algum tipo de material que esteja sem uso em casa, na escola ou em locais que as crianças observaram.

Por: Cynthia de Oliveira Frank