7 de abril de 2021

Cuidando do jardim no outono

quarta, 07 de abril de 2021

Geralmente o outono brasileiro é um período mais seco, com noites frias e dias áridos, onde as plantas tropicais também perdem folhas mas sem o meio termo cinza e os brotos esperam a umidade relativa do ar subir para florescer. É nesse período que os jardins precisam passar por um preparo global, envolvendo solo, podas, plantios e enxertos, para que a primavera traga de volta as cores e os aromas das plantas.

Solo e substrato

A terra do jardim precisa ser revolvida para eliminar torrões, bulbos de ervas daninhas, plantas mortas e demais elementos patógenos. O processo de arar o solo o oxigena e o deixa preparado para receber o aporte de nutrientes. Use de preferência adubos naturais como esterco curtido com pequenas doses de fertilizante NPK – o traço 10-10-10 dá conta. No caso de vasos, jardineiras e cachepôs, é hora do transplante das plantas. Troque-as para recipientes maiores, sempre, para estimular o crescimento radicular. Mude também o substrato, usando terra vegetal e adubo orgânico. Tome o mesmo cuidado com ervas daninhas e aeração do jardim.

Regas e umidade

O clima predominantemente seco do outono pede cuidados com a umidade do substrato. Embora a maioria das plantas não tolere solo encharcado, ela se ressente com a baixa umidade tanto do ar quanto da terra. Verifique sempre os níveis de água e nunca deixe o habitat da planta seco demais.

 

Pragas e fungos

Assim como nos períodos muito chuvosos, a época mais seca também é um importante vetor de proliferação de pragas. Formigas, lagartas e alguns fungos alimentam-se de plantas enfraquecidas e abandonadas em um período de “vacas magras” para esses parasitas. Muita atenção ao ataque e principalmente à origem desses patógenos. Prefira a eliminação natural, manual ou usando eliminadores de pragas como a calda de fumo, só apelando para herbicidas e venenos industriais em último caso.

 

Podas

Flores e arbustivas pedem podas de limpeza, formação e floração justamente no outono. A maioria delas está descrita no texto “Tipos de poda“, mas reforçamos: utilize ferramentas de poda sempre muito bem afiadas, para não ferir a planta, e desinfetadas, para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

 

Plantio

Além da manutenção das plantas já existentes, o outono é a época perfeita para plantar novas sementes e mudas. As técnicas de reprodução assistida, como a enxertia, a alporquia e a estaquia também são mais efetivas durante a meia-estação. Escolha plantas que crescem e florescem na primavera ou verão, ou mesmo no próximo outono e siga corretamente o modo correto de cuidado com as novas aquisições botânicas.

Texto disponível em:Jardinagem e Paisagismo