19 de janeiro de 2022

ADUBAR PLANTAS COM FREQUÊNCIA E FORMA CORRETAS AJUDA A MANTÊ-LAS FORTES E LIVRES DE DOENÇAS

Para que as plantas cresçam fortes, resistentes a doenças e com flores e frutos, é importante estar de olho nos nutrientes. Se estão começando a dar sinal de que precisam, é hora de adubá-las:

— Em geral, a horta precisa ser regada a cada três meses, o gramado duas vezes por ano e as plantas que dão flor uma vez por mês. Exceto orquídeas, que devem ser adubadas uma vez por semana — explica a paisagista Carol Costa.

Segundo Elias Nunes, vendedor da loja Chico Flores, no Cadeg, em Benfica, há diferentes tipos de aplicação:

— Há os que devem ser pulverizados, usados em trepadeiras e orquídeas, e os que se aplicam diretamente à terra, e a raiz se encarrega de levar para o restante da planta.

É possível fazer adubos orgânicos, usando cascas e folhas de legumes, pó de café e folhas secas. Neste caso, é importante usar inseticidas orgânicos, para que as “bactérias do bem”, que ficam com o adubo orgânico, não morram. Há outras duas regras de ouro:

— Nunca ponha adubo demais e primeiro regue a planta, para depois adubá-la. Assim, ele se distribui na terra.

Fundamental

Por que o adubo é tão importante para uma planta?

Porque as plantas precisam, em grande quantidade, de alguns nutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio, e, em menor, de outros. Esses nutrientes se perdem quando chove ou as plantas são regadas, pois vão para uma parte muito embaixo da terra, onde elas não conseguem ter acesso. Então, é preciso adubá-las. Além disso, onde há muitos vegetais, como em hortas, é preciso adubar, pois eles competem pelos nutrientes entre si. Portanto, é necessário renovar o produto sempre.

Necessidade

Como saber se uma planta precisa de adubagem?

Há alguns sintomas que são clássicos, como não crescer direito e não dar flor. Se o fruto nasce rachado, como uma laranja com a casca quebrada, ou menor, como uma manga muito pequena, a causa provável é a deficiência de nutrientes. Também podem ser fungos e bactérias, que surgem por deficiência de nutrientes. Uma planta bem nutrida não pega doenças.

Sem adubo

Algum tipo de planta não precisa de adubagem? Qual?

As plantas carnívoras não devem ser adubadas porque usam os insetos que comem como fonte de nutrientes. Se são adubadas, elas queimam e morrem, pois estão acostumadas a pegar o que precisam para se desenvolver, ao atrair os insetos para comê-los.

NPK

Qual a diferença entre os adubos NPKs?

NPK é a combinação dos símbolos atômicos nitrogênio (o N), fósforo (que antes era escrito com ph, então o P), e o potássio (que, em latim, é kalium, daí o K). Se eles são equilibrados, como o NPK 10-10-10, não fazem nada de específico, só mantêm a planta bem. Se tem números diferentes para cada nutriente, como o NPK 4-14-8, é porque se busca algum objetivo, como fazer com que ela floresça.

Perguntas respondidas por Carol Costa, paisagista e proprietária do site Minhas Plantas (www.minhasplantas.com.br), que tem dicas de cuidados com as plantas.

Texto disponível em: Extra