20 de junho de 2016

Atividades de Inverno

segunda, 20 de junho de 2016

Por: Maria Luiza Amatuzzi, Tais Ferronato e Marisa Iwersen

É nesta época do ano, inverno, que as atividades no jardim e os cuidados são necessários para que tenhamos um jardim bonito e florido na primavera.

Um período muito importante para as PODAS. Durante o mês de junho podemos fazer a poda nas plantas menos sensíveis e na fase da lua minguante de julho, podamos as plantas especiais, como as roseiras, por exemplo.

O “período da lua minguante” compreende o período entre o dia seguinte ao dia da lua cheia até o dia anterior ao dia da lua nova. Neste período a seiva das plantas se concentra mais nas raízes e assim, quando realizamos a poda, ocorre menor perda da seiva e melhor cicatrização dos cortes.

Esse período é o mais indicado para o plantio de plantas bienais, perenes, bulbos e raízes. Alguns dias antes da Lua Nova é o melhor período para lavrar e cultivar o solo para eliminar ervas daninhas e pragas.

No “período de luz crescente”, que vai do primeiro dia depois da lua nova até um dia antes da lua cheia, é bom para plantar, fazer enxertos ou transplantes de plantas anuais.
Uma regra simples, mas preciosa é que o cultivo de plantas aéreas (que crescem sobre o solo) é feito durante a Lua Crescente e o cultivo das plantas subterrâneas (que crescem sob o solo) deve ser feito durante a Lua Minguante.

– Neste ano, a minguante de julho será dia 26/07/2016. É exatamente neste dia que as roseiras devem ser podadas. Não devemos esquecer que após a poda a planta precisa de uma boa adubação.

O cuidado com o gramado é outra atividade muito importante nesta época. O crescimento é muito lento, muitas vezes não havendo necessidade de corte, porém é a hora de realizarmos uma boa limpeza, retirando as ervas daninhas e “afofando” toda a área. Se o gramado é pequeno esta atividade pode ser feita em agosto, mas se a área é grande, o ideal é começar no início da estação.

SEMEADURA

As melhores plantas para semear neste período e que devem ser semeadas em sementeiras para posterior transplante são: Amor-perfeito (Viola tricolor), Boca-de-leão, (Antirrhinum majus), Sálvia (Salvia officinalis), Petúnia (Petunia sp), Verbena (Verbena officinalis), Calêndula (Calendula officinalis).

Algumas espécies devem sr semeadas em local definitivo: Ervilha de cheiro (Lathyrus odoratus), Lupinus (Lupinus), Papoula (Papaver somniferum), Phlox (Phlox), Cravina (Dianthus chinensis).

Você sabe como colher sementes corretamente? Aqui vai uma dica!

As sementes devem secar na planta. A coleta deve ser feita em dias de sol, perto do meio dia porque neste horário as sementes estão isentas de umidade. Guardar em caixas de papelão abertas, identificando as caixas com etiquetas com o nome da espécie coletada e informações sobre a época indicada para semeadura.

FLORAÇÃO

Podemos ter um jardim com muitas plantas floridas no inverno se escolhermos as plantas adequadas e plantá-las na época certa.

Abril e maio são os meses que devemos preparar as sementeiras porque desde a semeadura até a floração são necessários uns 60 dias.

Plantas ideais para inverno:

Amor-perfeito (Viola tricolor), Azalea (Rhododendron schlippenbachii), Quaresmeira (Tibouchina granulosa), Orquídea (Cimbidium, Catleya), Kalanchoe (Kalanchoe), Ciclame (Cyclamen persicum), Camélia (Camellia japônica), Pata de vaca (Bauhinia forfocata).

Época ótima para plantar os seguintes bulbos e rizomas: Amarillis (Amaryllis), Dália (Dahlia), Junquilho (Freesia), NRCISO (Narcissus), Gladíolo, (Gladiolus), Zefirantes (Zephyranthes cândida), Agapanto (Agapanthus africanus), Anêmona (Anemone coronária) e Lírio (Lilium).
Strelitzia (Strelitzia reginae), Hortência (Hydragea macrophylla), Bela-Emilia (Plumbago auriculata), Solanum, (Solanum rantonnetii).

NO POMAR É TEMPO DE PODA E DE PLANTIO DE NOVAS MUDAS.
Prepare as covas de plantio bem no início da estação e deixe descansar por uns 45 a 60 dias antes de plantar.

É tempo da poda das fruteiras que perdem as folhas, como mação, caqui, pera e pêssego. Lembre-se de aproveitar o período da minguante de julho esse ano.

A HORTA NA ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO

CUIDADOS:

Limpar os canteiros que ainda tenham plantas da última estação. Faça a colheita do que puder aproveitar e evite deixar material que possa ser foco de fungos e doenças.

Tirar as plantas daninhas, colocar terra vegetal misturada com cinza, areia peneirada e adubo 4-14-8. Deixar o canteiro descansar por 10ª 15 dias antes de plantar.

Evite o plantio de: pepino, moranga, abóboras, melão, melancia, tomate, batata, pimentão e chuchu.

Outras espécies, será possível quando a semente for especial para o frio, mesmo assim não suportarão geadas fortes e frequentes.

Uma dica importante é ficar atento quanto à possibilidade de formação de geadas. Se a temperatura no início da noite estiver em torno de 13º e sem chuva, existe a possibilidade de geada na madrugada.

Para minimizar esse problema pode-se colocar uma cobertura com plástico transparente ou vidro sobre os canteiros. Pela manhã as coberturas devem ser retiradas e podem ser recolocadas por volta das 15:00 se o risco de geada ainda existir.

A rega no inverno deve ser moderada. Molhar só quando a terra começar a secar, pois o frio reduz a evaporação da água. O excesso de água nesse período pode favorecer o aparecimento de doenças nas plantas. Faça as regas preferencialmente no período da manhã.

Podemos cultivar nessa época: espinafre, rabanete, beterraba, cenoura, cebolinha, salsa, brócolis, acelga, couve-flor, repolho e alface.

A sementeira poderá ser feita em caixotes ou bandejas, usando uma mistura comercial própria, isto é, substrato para sementeira. Esses caixotes ou bandejas podem ser levados para locais abrigados ou receber uma cobertura de plástico transparente.

Pode-se usar mudas prontas compradas de produtores idôneos. Proteja as plantinhas do sol excessivo e também do frio.

Ervas aromática também podem ser plantadas nessa época.

Lembre-se que o crescimento das plantas é mais lento durante o inverno.

PLANTANDO SUA PRÓPRIA HORTA SUA ALIMENTAÇÃO SERÁ MAIS SAUDÁVEL!

ERVILHA DE CHEIRO – Lathyrus odoratus

Trepadeira herbácea, anual, ascendente por meio de gavinhas foliares. Flores em pequenos grupos, perfumadas, em tons vermelho, róseos, azuis e brancos.

Cultivada junto de arrimos, cercas e pergolados aos quais se prende em terra fértil, a pleno sol e irrigados periodicamente. Tolera baixas temperaturas, multiplica-se por sementes que devem ser plantadas em local definitivo.

BELA-EMILIA – Plumbago auriculata

Arbusto semi-lenhoso, muito ramificado, de 1– 2 metros de altura, de florescimento intenso e decorativo com flores azuis. Ocorre também a variedade “Alba” de flores brancas, ainda pouco difundida em plantios. Cultivado a pleno sol em conjuntos isolados, renques ou cercas-vivas. Podada a cada 1 – 2 anos, renova a vegetação e melhora o florescimento. Multiplica-se por sementes, por divisão de touceira e por estacas-ponteiros.

Fonte: Revista – O Regador. Ano 7 – Nº 26. Ano 2016. Pgs 25-33.