Bebida da paz
Ter o bom hábito de preparar um chá pode ser uma forma de dar uma pausa no corre-corre. Algo simples que pode ser uma meta para o ano novo potencializando a saúde
e o bem-estar.
Os antigos mestres orientais, profundos conhecedores da arte de harmonizar corpo e espírito, costumavam fazer do preparo de um chá um verdadeiro cerimonial de beleza e simplicidade. A sabedoria no uso das plantas medicinais, a atitude reverente no preparo do ambiente e na construção de uma aura de paz, traziam à bebida quente uma conotação de elevação da alma.
Hoje, na correria diária e ansiosa por praticidade, perdemos o valor dessa tradição milenar que, segundo os especialistas, pode ser resgatada quando voltamos nossa atenção para a escolha de um chá para oferecer e tomar. Com essa simples escolha, começamos a aquietar a mente, como se o preparo de um chá nos fizesse ficar no aqui-agora. Essa presença aliada às propriedades medicinais das plantas vai trazendo paz e qualidade de vida.
Combinações que acentuam qualidades
Podemos dar um passo a mais na elaboração dos chás intensificando os aromas e sabores por meio do acréscimo de certas frutas. Essas múltiplas combinações trazem qualidades específicas, além de uma sensação de saciedade que inibe a vontade de comer fora de hora – uma das características mais prejudiciais da ansiedade.
As frutas utilizadas podem ser frescas ou desidratadas. No caso de optar pelas desidratadas, saiba que o próprio chá as reidrata. Já uma fruta fresca não perderá nutrientes quando colocada em infusão com água quente.
Esses chás devem ser tomados logo após o seu preparo.
Medida básica para a maioria das combinações: 3 a 5 colheres de chá dos ingredientes para cada xícara de água mineral ou filtrada.
Experimente as receitas e acompanhe as indicações
Energizantes
Chá-verde com abacaxi e hortelã – O chá verde é um excelente antioxidante, abaixa o colesterol, ativa o sistema imunológico, é antidepressivo e altamente estimulante. O abacaxi é digestivo, diurético, anti-inflamatório e delicioso. A hortelã dá o toque refrescante.
Modo de preparo: Infusão por 5 minutos.
Para levantar o astral
Chá de gengibre com maçã verde e limão – Esta combinação abre os pulmões. Resultado: você oxigena mais o sangue e manda embora o mau-humor!
Modo de preparo: separe um gengibre fresco e bem picado, uma maçã verde picada, suco de dois limões. Ferva o gengibre com a maçã por 2 minutos. Desligue o fogo e acrescente o suco de limão.
Relaxantes
Chá de folha e fruto do maracujá– As folhas não devem faltar, pois na verdade são elas que possuem as propriedades calmantes e indutoras do sono. Misturadas com o fruto resultam em um chá inusitado.
Modo de preparo: retire a polpa de três frutos e coloque-as em um litro de água. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, coloque as folhas, abafe e coe. Se quiser, adoce com mel ou mascavo.
Desintoxicantes
Chá de abacaxi com salsinha – Um chá que refresca até a alma e ajuda a eliminar toxinas, pois tanto o abacaxi como a salsinha auxiliam o bom funcionamento dos rins.
Modo de preparo: lave com escova limpa as cascas de um abacaxi e coloque-as em uma panela com um litro de água. Ferva-as por 10 minutos e depois de esfriar leve à geladeira. Antes de servir, bata no liquidificador com a salsinha. Coe e delicie-se.
Chás com cascas
Chá de cascas de maçã e de mexerica – Vitaminas e minerais estão presentes nessas cascas. é uma boa composição para tonificar os nervos.
Modo de preparo: Coloque em uma chaleira um litro de água fria com as cascas bem lavadas de duas maçãs e duas mexericas. Leve ao fogo e depois da água ferver mantenha-o aceso por mais 3 minutos. Ao desligar, acrescente folhas de alecrim, deixe a mistura descansar por uns dois minutos, coe e adoce se quiser, com mel ou mascavo.
Ouse novas receitas
Chá de figo ou de beterraba – O figo era uma das frutas prediletas dos atletas da Grécia antiga que o utilizavam por ser um alimento que dá vigor e é próprio para as grandes jornadas de trabalho. Além disso, é bom para os rins. Já a beterraba é ótima para prevenir gripes e resfriados, combater tumores e estimular o pensar.
Modo de preparo: Lave bem os frutos, escovando-os. Corte as beterrabas em rodelas ou no caso dos figos, parta-os ao meio. Coloque as rodelas ou os pedaços para secar ao sol ou no forno baixo. Depois é bater no liquidificador e guardar o pó em frasco de vidro. Para fazer o chá, coloque água fria e o pó em uma chaleira (uma colher de sobremesa do pó para 250 ml de água) e leve ao fogo até começar a ferver. Desligue, deixe descansar por 5 minutos, coe e sirva a “poção mágica”…
ALERTA
O chá verde, assim como o preto, o mate, o banchá ou o chá branco, possui substâncias chamadas polifenóis que inibem ou dificultam a absorção do ferro.
A recomendação é de tomá-los no meio da manhã ou da tarde, nunca após as refeições.
TRAPP
Cultivando o amor pela terra.