5 Dicas para Regar Corretamente as suas Plantas

Regar as plantas pode ser um momento onde os pensamentos se aquietam dando espaço ao silêncio interior. Podemos imaginar que um fio sai do nosso coração indo direto ao coração da planta. Para que essa comunicação se dê é preciso alguns cuidados.

Por exemplo:

Você sabia que o maior descuido com as plantas é a rega  excessiva? E a razão pela qual esse excesso de água leva à morte da planta é simples de entender: os pelos absorventes das raízes, através dos quais a água é atraída para dentro da planta têm necessidade de oxigênio; quando todos os espaços entre as partículas do solo estão cheios de água, haverá pouco oxigênio e a planta pode morrer. Principalmente nos meses mais frios em que as plantas se encontram no período de repouso vegetativo e sua necessidade de água é reduzida, a atenção às regas é vital.

 

Como Regar da Maneira Correta?

  1. Em primeiro lugar sinta a umidade da superfície do substrato pressionando o dedo até uns 2,5 cm de profundidade. Se estiver seco, regue a planta. Quando úmido, não coloque água.
  2. A quantidade de água vai variar com o tipo de planta, o volume de terra e o material do vaso (barro, plástico, etc.). Os de barro absorvem mais água que os de plástico. Por outro lado, é exatamente essa porosidade do material que faz as raízes respirarem melhor.
  3. Use jatos finos de água, pois eles penetram entre as folhagens sem feri-las, e liberam um volume pequeno de água por vez, permitindo maior controle.
  4. Em geral as plantas preferem ser regadas com mais freqüência e com pouca água de cada vez do que uma única vez com bastante água para “compensar”.
  5. Jamais molhe as plantas sob sol intenso!As folhas ficam doentes, prejudicadas por pequenas manchas crespas e marrons. Sinal de queima!
  6. Atenção: nunca deixe água nos pratinhos que ficam sob os vasos. Além de atrair mosquitos, a água parada pode causar o apodrecimento das raízes. Na maioria dos casos esses pratinhos nem são necessários, depende de onde o vaso está colocado.

Dica: quando o vaso for de barro, molhe a sua parte externa.  Isso refresca muito a morada da planta e conserva a umidade de forma saudável.

 

Rega por Imersão (Rega de Emergência)

Um modo de regar que pouca gente conhece é a chamada “rega por imersão” (ou rega de emergência), aplicada em vasos de barro, xaxins (raros, mas existem) e de autêntica fibra de coco. Essa “técnica” só deve ser aplicada quando a planta estiver muito ressecada e consiste em mergulhar o vaso quase por inteiro em um balde, bacia  ou outro recipiente com água, por cerca de 15 minutos ou até que a superfície do solo fique úmida, sem encharcar. Em seguida, retire o vaso, coloque-o em local sombreado e deixe escorrer toda a água.

 

Devo Deixá-las Sozinhas?

Todos os seus cuidados podem ir por água abaixo em uma ausência prolongada. Nesses momentos, adote algumas medidas para assegurar a sobrevivência de suas plantas, da mesma forma que se tomam cuidados em relação aos animais de estimação:

  1. Peça ajuda aos amigos que gostem realmente de plantas para virem cuidá-las.
  2. Junte os vasos em um só local para que a pessoa economize tempo e não esqueça de regar nenhum.
  3. O erro mais comum quando amigos cuidam de suas plantas não é o esquecimento das regas, mas o encharcamento. Reduza o problema deixando por escrito quais as necessidades de suas espécies mais queridas.

 

“Banho” de Chuva
Suas plantas podem receber a água da chuva pelo tempo que for (às vezes por dias seguidos) sem ficarem encharcadas (muitas delas ficam lindas). Agora imagine deixá-las sob a água de uma mangueira ligada por apenas algumas horas, certamente ficariam esgotadas pela quantidade de água e não sobreviveriam. A água que cai do céu faz bem para a terra, para o ar ,para as águas de rios, lagos e mares. Então aproveite toda essa vida presente nas nuvens e faça com que as suas plantas usufruam. Para quem mora em casa ou apartamento com varanda, a prática de colocar os vasos na chuva é um dos cuidados mais eficientes que se pode ter.

Dica: regue as plantas de manhã cedo ou no final da tarde, para evitar evaporação.

 

TRAPP

Cultivando o amor pela terra.