Cuidando do jardim na Primavera
A primavera, “estação das flores”, é a época em que os jardins ficam mais coloridos e vibrantes.
O fim do Inverno determina também a interrupção do período de dormência de diversas plantas e flores. Como a Primavera é mais iluminada, úmida e quente, as flores começam a desabrochar e chamar os polinizadores, as folhas renascem e a sementes germinam.
Se seu jardim recebeu os cuidados necessários durante a estação fria e seca, fazê-lo florescer e desabrochar será apenas questão de tempo e bom manejo.
A Primavera é a época perfeita para o replantio de espécies que estão em vasos, floreiras e cachepôs. A troca do substrato e seu fortalecimento com adubos e fertilizantes otimiza o crescimento radicular e dá novo ânimo à planta.
Deposite-a em um vaso sempre maior que o anterior para que as raízes possam crescer sem amarras até o próximo período de dormência e mantenha a terra sempre umedecida; lembre-se: a temperatura aumentou.
Tome cuidado com as folhas secas mesmo em espécies decíduas; retire qualquer vestígio de tom cinza da flor, arbusto ou árvore. Os galhos que estiverem secos precisam ser podados pois eles impedem a circulação homogênea da seiva pela planta e dificultam a formação de novos brotos.
Se o terreno ou vaso estiver muito cheio de restos secos, retire-os para que a umidade natural da Primavera não transforme este ambiente em criadouro de fungos.
Atenção às podas. A estação mais indicada para fazê-las é o Inverno. Alguns arbustos e flores suportam podas de limpeza, como algumas cercas vivas e azaleias. Ao podar e retirar folhas e galhos, certifique-se de reforçar a adubação; muitas flores desabrocham na Primavera e por isso demandam maior fortalecimento, muitas vezes mensal.
Mas a Primavera não se resume-se a cuidar de plantas que você já tem. O plantio de novos cultivares tem na estação das flores seu período mais propício.
Revolva novos pontos do jardim, reforce a adubação, pense em renques, maciços e na composição harmônica e adquira plantas que combinem o seu gosto pessoal às adequações de cada espécie.
Petúnias, margaridas, antúrios, jacarandás, ipês-amarelos e gerânios, dentre outros, florescem na Primavera, dando aos ambientes cor e perfume.
Como sabemos que critério e bom gosto são praxe entre nossos leitores, basta dizer: mãos à obra!
Disponível em: Jardinagem e Paisagismo