19 de agosto de 2019

Jardins exigem cuidados especiais na estiagem

segunda, 19 de agosto de 2019

Por: Roberta Lopes

Nem todo mundo que tem um jardim em casa, no condomínio ou no bairro se atenta ao fato de que, assim como nós, as flores e as plantas também precisam receber um cuidado especial durante o inverno, que é a estação mais seca do ano, já que chove pouco e a umidade do ar fica baixa, gerando até estados de alerta para a nossa saúde e para a natureza.

Então, para você não errar mais na hora de cuidar de suas flores e plantas, confira as dicas dadas pela paisagista Camila Leonelo, que há 15 anos trabalha com jardins e ensina os cuidados de cada etapa.

Rega

“Regue as plantas somente pela manhã, o ideal é fazer isso entre as 6 e as 7 horas. Isso porque, a noite, o solo fica muito úmido, favorecendo o aparecimento de pragas”. Camila explicou que a rega não precisa ser feita todos os dias, sendo suficiente três vezes na semana.

Adubos

No frio, o metabolismo das plantas fica mais lento. Portanto, é necessário controlar a quantidade de adubo usada. “As plantas diminuem seu metabolismo para guardarem energia e o adubo estimula e fortalece a brotação de suas flores e plantas, trazendo um desgaste maior para elas. No inverno não se deve adubar com a mesma frequência dos dias mais quentes”, orienta a paisagista.

De acordo com ela, o ideal mesmo é adubar um ou dois meses antes do inverno começar para que a planta esteja prepara para enfrentar o tempo de seca e baixa umidade. “Mas se você ainda não adubou o seu jardim, eu recomendo que agora espere o mês de agosto chegar para fazer isso, porque o frio vai estar menos intenso”, sugeriu.

Aerar solo

Fazer furinhos na terra de canteiros e de vasos favorece a entrada de ar e água, aumentando assim, a oxigenação das plantas e flores.

Limpeza

“É muito importante fazer uma revisão nos vasos e canteiros do seu jardim. Limpe a borda da parte externa de recipientes, verifique se o solo não está muito encharcado e tire as folhas e os galhos secos, essa medida aumentará a luminosidade que a planta vai receber e evitará pragas”, explica Camila.

MESMO NO INVERNO
As plantas e flores também têm efeitos terapêuticos

As plantas que ficam dentro de casa precisam receber luz para se manterem saudáveis. “Deixe sua planta perto de uma janela, assim ela vai receber luminosidade e circulação de ar”, comentou Camila Leonelo.

A paisagista listou algumas das espécies que gostam do clima frio e quais são aquelas que não se adaptam muito bem ao inverno, assim você vai conseguir atender da melhor maneira possível às necessidades das plantas e flores que estão no seu jardim.

Benefícios para a saúde

Quem é que nunca sentiu aquela sensação gostosa de ar puro e fresco, quando chegou a um lugar onde a natureza estava presente, seja num jardim, numa área rural ou em uma casa com vasos?

A gente sempre acaba sentindo uma diferença. Isso acontece porque as plantas e flores são benéficas para a nossa saúde, principalmente em períodos de seca, como este em que estamos vivendo agora. A paisagista Camila também explicou quais são os benefícios que nós recebemos das plantas.

São umidificadores naturais: Durante a transição, as gotículas de água hidratam o ar do ambiente. As samambaias cumprem muito bem essa função.

Diminuem as alergias: As folhas dos clorofitos pela casa, que são plantas ornamentais, absorvem partículas alergênicas como, por exemplo, a poeira, e essa espécie pode eliminar boa parte das toxinas do ambiente.

Fornecem energia: As flores ou plantas de cor vermelha são bastante estimulantes, tanto que aumentam o apetite e elevam a energia do ambiente. Diminuem o estresse e até melhoram o mau humor, tanto que acalma os olhos quando eles estão cansados ou irritados. Após ficarmos horas no computador, por exemplo, elas aliviam a tensão ocular. (…)

Disponível em: Gazeta Guaçuana