8 de setembro de 2021

Preparar o jardim para a chegada da primavera

quarta, 08 de setembro de 2021

Aproveite as últimas semanas de inverno para preparar o seu jardim para a primavera. Descubra todas as ações a realizar para acolher com tranquilidade a primavera e o despertar das plantas.

Capinar e limpar o jardim na primavera

– Elimine galhos, folhas, flores mortas e coloque-os no compostor. Não se esqueça da água da bacia do lago e das suas margens. Tenha cuidado para não fazer compostagem de itens que possam transmitir doenças ou insetos.
– Limpe com a ajuda de um ancinho caminhos pavimentados ou de cascalho, bem como o relvado. Aproveite esta oportunidade para remover musgo e ervas daninhas, que geralmente são mais fáceis de arrancar durante este período de congelamento e descongelamento.
– Se o solo não estiver congelado ou muito encharcado, percorra os canteiros de flores e da horta para suprimir as er vas daninhas perenes. Use uma faca, pequeno ancinho ou goiva de espargos para ervas daninhas com raízes profundas.
– Limpe o seu equipamento: ferramentas (verifique a resistência dos cabos), terrinas para mudas, vasos, plantadores, sinos, molduras. Envie o cortador para manutenção e prepare uma ou duas latas de combustível.
 
Podar para deixar entrar a luz

– Terminar a poda de inverno das plantas caducas. Este é o trecho final para podar árvores grandes antes que a seiva se acumule. Rejuvenesça arbustos decíduos cortando 1/3 de seus galhos velhos para permitir que a luz penetre nos galhos. Não hesite em cortar com uma poda radical certos sujeitos que vão emitir ramos jovens muito decorativos (cornizos, salgueiros) ou recuperar um porte compacto mais estético (buddléia, lilás). Podar as roseiras remontantes, que florescem várias vezes ou continuamente no verão.
– Cuide das trepadeiras. Desbaste os ramos retirando os ramos fracos, mal colocados, os que se cruzam ou que se acumulam. Prenda os outros com cuidado nos seus suportes depois de verificar a resistência destes.
Conselho Jardiland: não ceda à tentação de podar ramos que parecem congelados. Devemos esperar o fim do frio e os primeiros sinais de crescimento para fazer um balanço.

Prepare colheitas na horta

– Prepare com cuidado os seus futuros canteiros de cultura arejando e melhorando o solo com composto caseiro ou aditivos orgânicos à base de estrume compostado.
– Semeie os primeiros vegetais menos sensíveis ao frio (cenoura, espinafre, fava, nabo, ervilha, rabanete, repolho). Acelere a sua germinação com um túnel ou véu forçante. Economize algumas semanas comprando plantas jovens para saladas e plantas aromáticas para variar os sabores.
– Semeie vegetais de verão no calor e na luz da casa ou da varanda: berinjela, malagueta e pimentão, tomate… vai plantá-los na horta ou num recipiente no terraço no final da primavera.
– Aumente a diversidade de plantas e sabores de sua horta instalando morangueiros, arbustos de bagas (arônia, groselha preta, groselha, mirtilo), ruibarbo, aromáticos perenes (cebolinha, erva-doce, orégano, azeda, alecrim, tomilho).
– Compre as batatas de semente para beneficiar-se de uma grande variedade de variedades e para pré-germinar na luz.
– Lembre-se de tratar preventivamente as suas árvores frutíferas para limitar doenças. Impulsione o seu crescimento e generosidade fornecendo-lhes um fertilizante especial para as árvores frutíferas, também antes do início da vegetação.


Crie uma decoração florida durante toda a primavera

Muitas plantas com flores estão à venda para iluminar o jardim por longas semanas, desde o final do inverno até meados da primavera.
– Acolha no jardim ou no terraço bolbos de primavera compradas em vasos ou em bandejas de sementeira, prestes a florescer. Instale-os sob um “tapete” de bienais fáceis e floridas vendidos em bandejas como amores-perfeitos, prímulas, margaridas, goivos e outros miosótis que não temem o frio e florescem por muito tempo sem manutenção.
– Pense em vivazes de primavera. Agora é um bom momento para dividir os que já tem ou comprar mais. Crie manchas coloridas de, pelo menos, 3 ou 5 plantas perenes idênticas. Entre os valores certos da primavera: Aquilegia, arabis, Aubrieta, bergenia, brunnera, coração de Maria, dianthus, Euphorbia, Helleborus orientalis, Phlox subulata, pulmonária, vinca.
– Dê relevo à decoração com o plantio de arbustos de floração precoce e trepadeiras. O jardim e o terraço são frequentemente muito floridos no final da primavera, mas pouco no início. Explore a variedade de azaléias e rododendros, camélias, clematite da primavera, marmelo japonês, magnólias, mahonias, prunus floridos, viburnos.
Prepare a decoração de verão para o terraço ou varanda, adquirindo já os recipientes, pratos, terra para vasos, fertilizantes, sementes úteis para os seus projetos. Pense nos acessórios de rega.

Faça arranjos no jardim
Antes que a vegetação se perca no início da primavera, é hora de implementar as obras estruturais previstas para este inverno: realização de um terraço, pavimentação, um abrigo de jardim ou cabana, criação de um novo relvado, uma horta, uma sebe ou um pomar , instalação de uma horta vertical, varanda, balneário, piscina ou churrasqueira, escavação para um lago.

Texto e imagens disponíveis em: Jardiland Cultiva o seu Bem-estar