2 de fevereiro de 2022

PROTEGER O SOLO É PROTEGER A SAÚDE DE TODOS

Certa vez visitei a horta de um agricultor que plantava organicamente. Porém, não utilizar adubos químicos era apenas um detalhe na forma daquele homem plantar as mais belas hortaliças que meus olhos já viram. Qual era seu segredo? Segundo informou, o solo coberto generosamente e há cerca de 100 anos! O terreno onde ele tinha sua horta foi passado pelo seu bisavô a seu avô que o delegou a seu pai que o passou para ele. Eram quatro gerações de cuidados simples com a terra. Ele e seus antepassados utilizavam nos canteiros apenas uma grossa cobertura de folhas, palha seca e capins triturados. O solo era tão vivo e descompactado que este homem quase enfiava metade do seu braço na terra.

Tanto arejamento e frescor dava às plantas que ali morava um aspecto de saúde impressionante.

– E as pragas e doenças? Perguntei-lhe.

– Praticamente não existem, respondeu-me. Não gastamos tempo nem dinheiro com isso. Quando acontece algum raro ataque de lesmas, caracóis, etc. tudo é controlado pela própria saúde do solo e pelos pássaros que vem da mata do entorno. Eles, na verdade, são os grandes cuidadores de toda nossa produção. A mata ao redor do terreno possibilita moradia para eles, água para nossos canteiros, sombra para nosso suor.

O segredo é só esse: não deixar que a terra resseque e o coração do homem se feche.

…E cobrir o solo significa proteger a vida não só da terra, mas das águas e de todo o meio ambiente onde vivemos.

De acordo com pesquisas científicas, hoje há um empobrecimento cada vez maior das terras devido principalmente à falta de cobertura vegetal que retém a umidade e a vida. A consequência é que os vegetais que nascem nesses solos são bioquimicamente empobrecidos de importantes minerais. Portanto, a primeira regra para manter a saúde e a Natureza exuberante é manter o solo vivo por meio da cobertura protetora que traz ainda outros benefícios para o meio ambiente. Exemplos:

  • Por ser mais permeável o solo coberto permite maior infiltração e retenção de água.
  • Solo coberto diminui o impacto das chuvas e das adversidades climáticas.
  • Diminui a erosão evitando o assoreamento e a contaminação das nascentes.
  • Permite diminuir gastos com irrigação e adubação.
  • Diminui os efeitos da estiagem.
  • Mantém a matéria orgânica sempre viva e ativa.
  • Mantém a umidade do solo e evita a compactação.
  • Diminui a temperatura do solo nas horas mais quentes do dia.
  • Retém o calor residual nas horas mais frias.
  • Fortalece o solo e as plantas diminuindo a incidência de pragas e doenças.

QUAL MATERIAL UTILIZAR?

Capim ou palha seca (5 a 10 cm de espessura), bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, a palha do cultivo do feijão e do milho, coco triturado, aparas de grama decomposta, folhas secas e o próprio mato decomposto e seco.

Produtos TRAPP que trabalham na CURA PARA A SAÚDE NA MESA DE TODA A FAMÍLIA

CAIXA DE COMPOSTAGEM: transforma resíduos orgânicos (inclusive os da cozinha) em adubo 100% natural. Ao ser aplicado na terra e coberto, conserva suas propriedades, alimentando permanentemente solo, plantas e em consequência, a nossa saúde.

TRITURADORES: tritura a matéria orgânica gerando cobertura vegetal em abundância.

Autora: Cynthia de Oliveira