19 de setembro de 2016

Tarefas de quintal e jardinagem no início da primavera

segunda, 19 de setembro de 2016

O início da primavera é um momento muito especial no jardim. Finalmente as plantas começam a brotar e se recuperarem dos danos causados durante o inverno. Se você mal pode esperar para ver seu jardim verde e colorido novamente, também chegou a hora de dar aquela “empurradinha” na natureza. Mãos à obra e boa sorte!

• Limpar valas de drenagem Folhas e detritos se acumulam em áreas de drenagem ao longo do inverno. Como a taxa de crescimento vegetativo é baixa no início da primavera, este se torna o melhor momento para se fazer a limpeza. E não se esqueça de colocar o material coletado (folhas mortas e pequenos ramos, na compostagem).

• Reparar os lados curvados dos canteiros e fixar grades e cercas O encharcamento do solo no inverno coloca uma pressão sobre canteiros; às vezes a estaca de contenção apodrece e encurva, devendo ser reparadas ou substituídas. Grades e cercas são também são mais fácil de reparar no início da primavera, pois nesta época encontra-se menos crescimento ao redor bem como menos raízes para perturbar. No entanto, para estabelecer novos postes de cerca, é indicado que se realize o trabalho após o período de chuvas de primavera, para que o solo fique mais fofo.

• Plantas daninhas e cobertura morta. É comum o aparecimento de plantas daninhas em nossos jardins, arrancá-las no início da primavera é mais fácil, pois as raízes ainda são superficiais. Colocar cobertura morta nas partes em que o solo encontra-se descoberto ajuda a inibir o aparecimento das plantas indesejadas. Geralmente, oito a dez centímetros de cobertura morta são suficientes para melhorar as condições do seu jardim. Pode-se utilizar o plástico preto para cobrir a área do jardim como forma de eliminar as plantas daninhas antes do plantio.

• adubação e calagem Os solos com pH inferior a 5,5 serão beneficiados com a adição de calcário e também de adubos. A quantidade a ser aplicada depende de vários fatores, entre eles o tipo de solo, o tipo de planta e a necessidade das plantas. A análise de solo deve ser feita para que se tenha em mãos informações sobre a quantidade de nutrientes que se encontra no solo. Com base na análise de solo e nos outros aspectos já citados, técnicos capacitados podem fazer recomendações específicas para cada jardim.

• Folhagens secas e partes mortas Folhagens e hastes mortas devem ser removidas sem danificar a planta, pois estas serão substituídas por novas folhas e ramos. Tais partes mortas podem ser colocadas junto ao composto orgânico. Quando a planta inteira acaba morrendo, deve-se analisar o motivo e substituí-la por outra planta saudável.

Disponível em Globo Relva