Bougainville – A planta brasileira com nome Francês.
Por que uma planta brasileira tem nome francês ? Você vai saber, conhecendo a história dessa flor que apaixonou antigos navegadores…
Era uma vez um navegador, escritor e matemático francês que no século 18 percorria mares e continentes a procura de riquezas para o seu reino. Ouro, prata, pedras preciosas, alimentos e plantas eram o alvo de sua pesquisa. Junto com ele, viajava uma comitiva que o apoiava em tudo. Como membro desse grupo, estava um grande botânico que tinha o dom especial de encontrar plantas que seriam sucesso na Europa e em outros locais do mundo afora.
E assim foi que por volta de 1767, esses navegadores chegaram ao Brasil motivados pela rota de novidades da época. O sensível botânico logo descobriu, em pleno Rio de Janeiro, uma linda planta com flores de cor forte, que duravam muito tempo. Quase de imediato, ele mostrou a planta para o amigo matemático que ficou simplesmente encantado pelo vigor daquele vegetal. O nome desse navegador era Louis Antoine de Bougainville e em sua homenagem, o botânico batizou a planta.
Após esse contato de amor à primeira vista, Bougainville colocou as mudas na bagagem e saiu pelo planeta espalhando sua beleza.
Na busca de encontrar outras riquezas, passou pela Oceania e alí, no Pacífico Sul, deu o seu nome a um arquipélago que existe por lá.
Assim, nossa querida bougainville e um conjunto de pequenas ilhas passaram a ter o mesmo nome. Claro que o navegador plantou nas ilhotas muitas mudas de sua xará enamorada…
Conhecendo mais sobre a bougainville:
– A cor original
De forma abrasileirada, dizemos “buganvília” cuja cor original é a lilás. Essa é a brasileira autêntica. Outras cores vieram por meio de cruzamentos, o que não as deixa menos lindas!
– Essa é a flor?
Só a branquinha, central. A parte colorida são as brácteas, tipos de folha que envolvem e protegem a verdadeira flor. Servem para atrair insetos polinizadores e encher nossos olhos…
Na verdade, a bougainville é uma árvore !
E para expressar aquilo que é, precisa ser conduzida corretamente, retirando-se os galhos mais baixos e elegendo os altos e mais vigorosos. Mas, tudo depende de onde e para que estamos plantando essa espécie. Se quisermos plantá-la como trepadeira, é só ir conduzindo seus longos galhos e hastes para esse fim. A bougainville tem muito jogo de cintura!
Ficha Técnica
Nome comum: buganvílea, três- marias, primavera, juvu.
Nome científico: Bougainvillea glabra
Planta espinhenta que chega a 10 – 20m de altura, conduzida como árvore.
Ocorre nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul até Santa Catarina.
Planta pioneira, de rápido crescimento.
Gosta de sol.
Multiplica-se tanto por estacas como por sementes.
Por: Cynthia de Oliveira Frank