21 de julho de 2022

Conheça as Diferenças e Semelhanças entre os tipos de Manacás

Manacá pra lá… Manacá pra cá…

Quem não gosta dos conhecidos Manacás? Mas, o que muita gente ainda não sabe é que existem 4 tipos de manacás.

Vamos conhecer cada um deles…

MANACÁ-DA-SERRA

O nome científico desta árvore pioneira é Tibouchina mutabilis e “mutabilis” significa Mutável. Ele gosta de nascer espontaneamente do Rio de Janeiro a Santa Catarina, especialmente na encosta úmida da serra do mar. Também conhecido como Jacatirão, esse manacá tem altura que varia entre 7 e 12 m, e por ser altamente ornamental, começou a ser plantado nos quintais, jardins e na arborização urbana em calçadas e ruas.
Graças aos insetos polinizadores, suas lindas flores que aparecem na primavera-verão, vão mudando de cor… Nascem brancas, passam para o rosa claro e terminam o ciclo na cor rosa-escuro.
E a beleza de uma copa de manacá florido reside aí, pois as flores em cores diferentes estão presentes ao mesmo tempo, dando à planta uma beleza cativante!

MANACÁ-DA-SERRA ANÃO

Parecidíssimo com o seu primo Manacá-da-serra, esse tipo de planta também gosta de sol pleno e é chamada cientificamente de Tibouchina mutabilis ‘Nana’. Trata-se de um arbusto que atinge até 3 m de altura e já começa a florescer com uns 50 cm, com um diferencial marcante além do porte: ele floresce no inverno!
Portanto, na hora de comprar sua muda de manacá observe esse detalhe importantíssimo para não comprar uma planta por outra. Se a mudinha estiver florida durante o inverno trata-se do manacá-da-serra anão.  Suas flores também mudam de cor.

MANACÁ-DE-CHEIRO OU MANACÁ-DE-JARDIM

Esse belo e cheiroso arbusto é nativo das regiões de altitude do Sul e do Sudeste do Brasil. Seu nome científico é Brunfelsia uniflora e sua altura varia de 2 a 3 m. É uma planta que aceita tanto o sol pleno como locais mais sombreados e floresce na primavera-verão. Suas flores de aroma marcante nascem azul-violeta, passam para o lilás e terminam brancas!
Interessante é que esse tipo de manacá é uma espécie de “berçário” para certo tipo de borboleta. Ou seja, ele atrai lagartas que não o prejudicam, como se elas precisassem dessa planta como um local de repouso para virarem as aladas “borboletinhas do manacá”, como são chamadas.

MANACÁ-GIGANTE

É o Brunfelsia pauciflora, quase igual ao manacá-de-cheiro.
Sua única diferença está nas folhas. No manacá-gigante elas são mais rígidas, de um verde mais escuro e brilhante.
Uma incrível curiosidade: o manacá-de-cheiro e o gigante são da família botânica Solanácea, a mesma dos tomates e berinjelas.

  CURIOSIDADES     

  • Os manacás de cheiro, gigante e o da serra anão também podem ser cultivados em vasos grandes e bem drenados. Já o manacá-da- serra por ser uma árvore, se adapta melhor ao chão.
  • Todos os manacás podem ser plantados como renques, cercas-vivas, ao longo de muros ou isolados.

TRAPP

Cultivando o amor pela terra.

Autora: Cynthia de Oliveira