Cultive a Amizade! Conheça as Plantas mais Companheiras
No tempo dos nossos avós era comum ver folhagens, flores, ervas aromáticas, legumes e verduras todas misturadas na horta ou mesmo no jardim. Esses bons tempos nos deixam uma lição infalível de compreensão e respeito à natureza.
É que na vida dos vegetais (assim como na nossa) a companhia e o apoio de amigos são fundamentais, pois uns protegem os outros e se complementam: uma planta que atrai minhocas, por exemplo, precisa de outra que a defenda dos pulgões e assim vai se formando uma família unida e forte.
É claro que a aparência geral do jardim ou da horta também vai depender da escolha de cada espécie. Mas uma coisa é garantida: associações e casamentos entre plantas sempre trazem um belo visual e uma sensação boa de abundância e de saúde.
EXEMPLOS PRÁTICOS DE COMPANHEIRISMO
Um Par Perfeito: Em um canteiro havia um pé de cebola plantado aos pés de uma roseira, cujas rosas eram lindas e exalavam um aroma bem acentuado. Quem cuidava do local informou que toda essa exuberância havia ocorrido após a chegada da vizinha-cebola. Tanto as cebolas, quanto as cebolinhas e o alho fazem o mesmo trabalho de companheirismo não só para as roseiras, mas para muitas outras plantas.
Muito Feijão Para as Árvores: Plantar feijões junto às árvores e outras plantas ajuda a protegê-las do ataque dos besouros, principalmente os que geram as brocas. Assim foi com um estupendo ipê branco. A árvore estava um pouco vulnerável e após o plantio do feijão-de-porco (adubação verde) aos seus pés, criou nova vida.
Espinafre Liberta-se da Timidez: Por várias vezes aquele casal tentou plantar espinafre em sua horta e nunca dava certo. O espinafre nascia bem, mas acabava meio mirrado. O solo foi tratado corretamente, novas sementes chegaram, mas sempre o espinafre plantado mostrava sinais de timidez. Foi então que o casal resolveu tentar a prática do companheirismo, plantando junto ao espinafre muitas mudas de beterraba, couve-flor e cebolinha. Alguns pés de alecrim e de gerânio vieram para ajudar na composição e o resultado foi a colheita de um espinafre super verde, sadio e porque não dizer, agradecido.
A Trapp possui uma linha de ferramentas com diversas opções para facilitar a manutenção na sua horta / jardim. Contamos com Linha Poda e Corte, Linha Água (irrigação), Linha Cultivo, Horta e Jardim, Compostagem e muito mais.
O cultivo comunitário além de ajudar as plantas, também atrai insetos de diversos tipos, tamanhos, cores e funções o que traz benefícios para o ecossistema: na diversidade nenhum deles vira praga.
AS COMBINAÇÕES QUE GERAM UMA HARMONIA PERFEITA
Abóbora + Milho, vagem, acelga, chicória, amendoim, taioba
Alface + Cenoura, rabanete, morango, pepino, beterraba, rúcula, abobrinha, alho-poró
Alho + Alface, beterraba, camomila, morango, tomate, ervilha, cenoura e as rosas
Alho-poró + Cenoura, tagete cravo-de-defunto, tomate, salsão, cebola
Aspargo + Tomate, salsa, manjericão, tagete (cravo-de-defunto), rabanete, bem-me-quer
Bardana + Cenoura e funcho
Batata + Feijão, milho, repolho, couves, alho, favas, urtiga, tagete (cravo-de-defunto), caruru, ervilha, salsão, raiz-forte.
Berinjela + Feijão, vagem.
Beterraba + Alface, alho, cebola, couves, nabo.
Cebola + Beterraba, morango, cenoura, camomila, tomate, couve, sálvia, segurelha, alface, rosas, alecrim.
Cebolinha + Cenoura, mostarda, espinafre, tomate, rosas, repolho, couve-flor.
Cenoura + Ervilha, alface, manjerona, feijão, rabanete, tomate, tagete (cravo-de-defunto), sálvia, cebola, cebolinha, bardana, alho-poró, alecrim.
Couve + Feijão, ervilha, cebola, batata, salsão, beterraba, nastúrcio (florífera), camomila, hortelã, endro (dill), sálvia, alecrim, tomilho, losna, cebolinha, menta.
Ervilha + Cenoura, feijões, nabo, rabanete, pepino, milho, couve, abóbora, batata, salsa.
Espinafre + Morango, feijão, beterraba, couve-flor, cebolinha.
Feijão + Milho, girassol, berinjela, alface, alho-poró, batata, cenoura, pepino, couves, repolho, petúnia (florífera), alecrim, segurelha, nabo.
Girassol + Pepino, feijão, milho.
Milho + Batata, ervilha, feijões, pepino, abóbora, melão, melancia, trigo, rúcula, nabo, rabanete, quiabo, maxixe, mostarda, serralha, moranga, girassol, endro, beldroega, caruru, feijão-de-porco.
Morango + Feijões, espinafre, borragem (planta de flor azul com propriedades medicinais), alface, tomate.
Nabo + Ervilha, milho, alecrim, hortelã.
Pepino + Girassol, feijão, milho, ervilha, alface, rabanete.
Rabanete + Aspargo, tomate, ervilha, pepino, agrião, cenoura, espinafre, vagem, chicória, milho, nastúrcio (florífera), alface.
Repolho e brócolis + Batata, beterraba, alface, salsão, nastúrcio (florífera), estragão, cebola, cebolinha, ervas aromáticas.
Rúcula + Chicória, vagem, couve-rábano, milho, alface.
Salsa + Tomate, aspargo, pimenta.
Salsão + Alho-poró, batata, tagete (cravo-de-defunto), ervilha, tomate, repolho, feijão, couve-flor.
Serralha + Tomate, cebola, milho.
Tomate + Aspargo, alecrim, cebola, cebolinha, hortelã, salsa, cenoura, calêndula, serralha, salsão, sálvia, tomilho, bem-me-quer (florífera, tipo margarida), nastúrcio (florífera), urtiga, borragem (planta de flor azul com propriedades medicinais), manjericão, tagete (cravo-de-defunto), erva-cidreira.
Vagem + Milho, segurelha, abóbora, rúcula, chicória, acelga, rabanete.
O princípio da amizade entre plantas também vale para as que estão em vasos ou jardineiras.
TRAPP
Cultivando o Amor Pela Terra