A importância da horta em casa
Por: Henrique Torres
Atualmente ter plantações e hortas em casa é uma das melhores formas de se dedicar um tempo a si mesmo e aliviar o estresse. Além do que, uma horta bem cuidada pode ser um grande diferencial no charme da sua casa. E nada como cozinhar e comer os frutos que você mesmo plantou.
Ter uma fonte de frutos naturais, com a segurança e a consciência de que foi você quem plantou, é uma das formas mais gratificantes de se dedicar o tempo, fora a recompensa de se fazer deliciosas receitas livres de agrotóxicos.
Caso você ainda não tenha se convencido de que ter uma horta em casa é um dos melhores investimentos que se pode ter, então deve continuar lendo nosso artigo e conferir algumas dicas de qual a importância de se ter uma horta em casa.
Começando pela sua nutrição
Carboidratos (açúcares e amido), proteínas, gorduras, minerais (ferro, fósforo e cálcio), vitaminas (A, B, C, E e K) e água. Todos estes citados são exemplos de ótimos nutrientes que podem ser obtidos a partir de uma horta caseira, estas vitaminas são essenciais ao corpo humano, fornecendo energia e, desempenhando funções construtoras que ajudam na formação do sangue, dos músculos e dos órgãos, de tal forma que são muito importantes para o desenvolvimento mental e físico.
Alimentação livre de agrotóxicos
Ter uma horta em casa é uma ótima forma de se livrar dos agrotóxicos, desta maneira protegendo melhor sua saúde e de sua família na hora de plantar e comer, pois nada é melhor do que fazer aquela refeição junto aos familiares mais queridos com uma comida totalmente natural. Além disso, ao produzir seu alimento sem agrotóxicos, você está preservando o meio ambiente.
Uma ajuda na alimentação das crianças
Incentive seus filhos, enteados, sobrinhos e netos a interagir com sua horta. Esta pode vir a ser uma ótima forma de mostrar a preciosidade da natureza e da vida, sendo uma excelente forma de ensinar a se ter responsabilidade também. Além disso, e não menos importante, principalmente nos dias de hoje, estaremos incentivando-as e educando-as na boa alimentação, pois quando a criança cria sua própria comida ela também sente o desejo de comê-la, de maneira que acabam inserindo mais verduras e legumes no seu dia a dia.
Uma farmácia em casa
Reservar uma parte de sua horta para plantas medicinais pode vir a ser uma ótima forma de se tratar a saúde quando algum ente querido ou você mesmo não estiver se sentindo muito bem. Há inúmeras plantas para diferentes males, basta escolher bem e remediar de forma certeira e eficiente quem estiver precisando. As ervas medicinais são muito procuradas atualmente e também podem lhe render um dinheiro extra.
Ter uma horta é muito mais do que jogar sementes no chão e esperar que cresçam, é uma forma de plantar toda sua determinação e motivação e vê-la florescer de forma inimaginável. Ter uma horta é certamente estar bem consigo mesmo.
Texto original disponível em: Jardineiro.Net