18 de outubro de 2021

COMO PLANTAR COUVE: PASSO A PASSO

segunda, 18 de outubro de 2021

Os cultivares da couve são variados e apresentam-se em diversas cores e formas. As mais cultivadas para consumo animal e humano são a couve-manteiga e a crespa. Já as couve-ornamentais são utilizadas na decoração, devido aos padrões das folhas.

A couve é consumida cozida, refogada e até mesmo crua, principalmente quando as folhas são jovens. A hortaliça aparece como a protagonista de saladas de folhas ou também para agregar sabor em omeletes, tortas e sucos.

Neste artigo explicamos o passo a passo para plantar couve na horta. Boa leitura e mãos à terra!

Preparo do solo 

Para plantar couve em hortas, escolha um local com terra solta, que seja plano e que não retenha água.

Prepare canteiros fazendo a distribuição do espaço em “ruas”. Limpe o terreno e faça um nivelamento com a ajuda de enxadas.

O primeiro passo para plantar couve é preparar o solo, que deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.

Couve em vasos 

Para cultivo em vasos ou jardineiras, prepare um mix com terra vegetal, húmus de minhoca e areia para plantio, na proporção de 1:1:1. Misture bem.

Escolha um vaso com profundidade de, no mínimo, 20 centímetros. Faça uma camada de drenagem com argila expandida ou brita (pedrinhas de construção). Em seguida, adicione o mix preparado até alguns centímetros antes da borda.

Coloque a muda de couve no centro do vaso (confira, abaixo, as dicas de germinação das sementes) e firme com as mãos, completando com terra ao redor. Depois, faça uma rega generosa.

Como plantar couve? Passo a passo

O plantio é feito por sementes ou por rebentos retirados de plantas adultas.

Os rebentos surgem de gemas axilares no caule principal e são retirados da base da planta quando tem mais de 20 centímetros de comprimento. Os rebentos laterais da couve enraízam facilmente em solo úmido.

As sementes são colocadas no solo a 1 centímetro de profundidade em canteiros de hortas, vasos ou sementeiras.

Nas hortas, o espaçamento varia de acordo com o cultivar e as condições de cultivo, mas, geralmente, é de 50 cm a 1 m entre as linhas de cultivo e de 25 a 50 cm entre as plantas.

Em sementeiras, coloque de 3 a 4 sementes por célula. Utilize um borrifador para as regas e mantenha a meia-sombra. A germinação ocorre dentro de uma semana ou duas.

O transplante para o local definitivo pode ser feito depois que as mudas estiverem com 4 ou 6 folhas e mais de 10 centímetros. Faça o procedimento em dias nublados ou chuvosos e irrigue em seguida.

Regas

A hortaliça aprecia solo úmido, mas sem encharcamento.

Clima

A couve é uma hortaliça que cresce melhor em clima ameno ou frio.

Se as plantas já estiverem bem desenvolvidas, alguns cultivares sobrevivem mesmo quando a temperatura chega a -10ºC ou mesmo em condições de altas temperaturas.

Em regiões de clima ameno, a couve é cultivada durante o ano todo e se desenvolve bem. Porém, recomenda-se evitar a semeadura em locais que tenham invernos rigorosos.

Durante períodos de calor a couve reduz seu crescimento e a qualidade das folhas produzidas, que apresentam tamanho, aparência e sabor inferior.

Luminosidade

O cultivo deve ser realizado em condições de alta luminosidade, com sol direto. Porém, nas estações mais quentes, faz-se necessário prover sombra parcial.

Podas da couve

Se o cultivo ficar muito alto, corte a extremidade do caule principal para favorecer o desenvolvimento dos brotos laterais. Dessa forma, a planta fica com uma altura mais adequada para o manuseio e a colheita.

Atente-se para o fato de que ao excluir ou limitar o número dos brotos laterais, o crescimento das folhas no caule principal é estimulado.

Quando e como colher couve?

A colheita das folhas da couve inicia-se, normalmente, de 10 a 16 semanas após o plantio.

As plantas mais jovens podem ter suas folhas colhidas, porém, prejudica o crescimento das plantas.

Evite colher as folhas nas horas mais quentes do dia e deixe, no mínimo, 5 folhas mais jovens no caule. Em condições adequadas, a couve produz por poucos anos, sem necessidade de replantio.

Texto e imagens disponíveis em: Blog da Plantei