12 de janeiro de 2022

O Bem da Saúde – AS CIDREIRAS – Natureza que acalma

quarta, 12 de janeiro de 2022

As plantas medicinais têm vários nomes populares a depender da região do país. Vamos falar agora do capim-cidreira, mais conhecido como capim-limão ou capim-santo e também de mais duas plantas que levam consigo o nome “cidreira”. O que elas têm em comum? Inúmeros benefícios para a saúde como acalmar nossos ânimos, retirando estresse e ansiedade. Tudo de bom para iniciar o ano novo com vida nova!

UM SHOW DE BENEFÍCIOS:

  • Todas as cidreiras melhoram o sono
  • Aliviam dor de cabeça
  • Contêm propriedades analgésicas e anti-inflamatórias
  • Relaxam os músculos
  • Complementam o tratamento das dores reumáticas
  • Melhoram a circulação do sangue
  • Combatem gases intestinais
  • Aumentam a atividade dos neurotransmissores no cérebro o que contribui para sensação de relaxamento e bem-estar
  • Aliviam sintomas da TPM
  • Combatem problemas gastrointestinais
  • Eliminam gases
  • Protegem a saúde do coração, regulam o colesterol.
  • Regulam a pressão arterial
  • Têm propriedades anti-cancerígenas
  • São diuréticas, diminuem o excesso de líquido no organismo
  • Aliviam a gripe
  • Diminuem tosse, asma, são expectorantes
  • Repelentes naturais
  • Cuidam do estômago
  • São antidepressivas
  • Combatem insônia
  • Diminuem palpitações de origem nervosa
  • Tratam laringite
  • Fortificam o cérebro

 

ESPECIFICAÇÕES

ERVA-CIDREIRA OU MELISSA: ácidos como o rosmarínico, presentes em sua composição, combatem herpes labial inibindo e impedindo sua multiplicação.

CAPIM-CIDREIRA, CAPIM-LIMÃO, ETC: seu uso potencializa o efeito dos antibióticos, diminuindo a resistência de certas bactérias.

 

Por que as cidreiras têm esse nome? Porque todas contêm CIDROL, um princípio ativo de cura.

 

COMO FAZER E TOMAR O CHÁ:

Uma colher de chá das folhas picadas para 1 xícara de água fervente. Tampar e deixar repousar por 3 a 5 minutos. Coar e beber 2 a 3 vezes ao dia.

 

ATENÇÃO

Pessoas com tendência a pressão arterial baixa não devem fazer uso oral das cidreiras.

Grávidas e lactantes, consultar o médico.

O consumo excessivo de qualquer planta medicinal pode causar efeitos colaterais

Quem são as “cidreiras” no Brasil?

1. CAPIM-CIDREIRA, CAPIM-LIMÃO OU CAPIM-SANTO

Quem não conhece esse “capim” perfumado e dadivoso? Só precisa cuidado para não confundir com a citronela (veja box com as diferenças).
Nome científico: Cymbopogon citratus

2.  ERVA-CIDREIRA OU MELISSA

Ela é rasteira e parece com a hortelã, mas não é. Seu nome científico: Melissa officinalis.

3. ERVA-CIDREIRA ARBUSTIVA, LIPIA OU CARMELITANA

Seus galhos e ramos são altos. Ela dá uma folha cheirosa e áspera com florzinhas de tom rosa pelo meio.
Seu nome científico: Lippia alba.

COMO PLANTAR OS 3 TIPOS DE CIDREIRAS:

Entre outras, existem na Natureza três plantas que trazem serenidade e calma. São as chamadas “cidreiras”, que têm esse nome por conterem um princípio ativo chamado cidrol.  Aprenda a cultivar essas verdadeiras amigas do nosso bem-estar:

Capim-cidreira, capim-limão ou capim-santo (Cymbopogon citratus)plante por divisão de touceira. Esse capim-santo está sempre oferecendo mudas pois se ramifica com generosidade, formando um aglomerado de filhotes. Basta retirar um deles com raiz e com a palhinha (para a muda ficar mais firme), cortar as folhas (que se aproveitam para chá) e plantar no chão de terra ou em vasos grandes (sempre com furos de drenagem na base que precisam ser cobertos com pedriscos para não entupirem).

O capim-santo gosta de sol e de meia sombra, de rega e de adubação orgânica. Em 2 ou 3 meses você já terá sua muda bem formada e pronta para ser utilizada. As ervas medicinais são um exemplo de vida e de doação de si. Quanto mais usamos, mais folhas novas elas dão.

Atenção: esse capim não deve ser plantado dentro de casa. Precisa do ar livre e adora vento. Então, para as varandas, tudo de bom.

Se aparecer ferrugem nas folhas é sinal de falta de fósforo. Procure utilizar o bokashi para adubar, seguindo as instruções da embalagem para não nutrir a planta excessivamente.

Erva-cidreira ou melissa (Melissa officinalis) Plante por sementes, divisão de touceira ou por galhinho. No caso das sementes, a germinação pode ser demorada. Portanto, o método mais simples de propagação é a divisão de plantas adultas separando as mudas com raiz. Por galhinhos também é possível multiplicar a melissa, cortando ramos das plantas adultas e deixando-os em água até criarem raízes. A melissa gosta mais de ser plantada no chão de terra. Mas, podemos tentar em vasos e jardineiras, apesar de nesses espaços ela não se desenvolver tanto. A colheita das folhas se dá a partir de 90 dias do plantio, tanto folhas individuais como ramos acima de 10cm do solo.

Erva-cidreira de arbusto ou lipia (Lippia alba): propague por estacas. Por ser arbustiva, a lipia cresce mais alto e com 1,5m de altura já pode começar a dar suas mudas. Evite cortar a parte mais fina dos galhos e corte–os em diagonal com cerca de 20cm de comprimento. Já a cada 4/5 meses a lipia precisa de uma poda mais radical e podemos cortar todos os galhos a uns 40cm do solo. Se não fizermos essa poda, a lipia tende a acamar (tombar) e perder as folhas. Nesse momento pode-se fazer muitas estacas. Para se ter uma ideia, uma moita chega a dar 50 estacas!

Podemos plantá-las diretamente no local definitivo (com as gemas  – inserção das folhas – para cima) ou fazer as mudas via saquinhos para depois transplantá-las. Irrigue a lipia dia sim dia não no primeiro mês de vida. Depois pode ser 2 a 3X na semana. Lipias adoram matéria orgânica e uma boa adubação 2X ao ano.

CIDREIRAS NA COZINHA?

Você sabia que o capim-cidreira também chamado capim-santo ou capim-limão*, e a melissa ou erva-cidreira*, podem ser utilizados em sucos? Por exemplo:

Uma xícara de café das folhas picadas, 250 ml de água, suco de 1 limão, mel para adoçar (opcional). Bater no liquidificador, coar e beber em seguida.

Outra dica: coloque fatias de abacaxi, um pouco de água e 1 xícara de café de folhinhas picadas. Bata no liquidificador, coe e adoce com mel.

A melissa não gosta de sol direto e se você for fazer as mudinhas em pequenos vasos ou saquinhos, deixe-as à sombra antes de irem para o local definitivo.

A melissa também espera por uma boa nutrição orgânica a partir de adubos naturais.

Agora pasme! Você pode fazer brigadeiro com capim-cidreira…! Siga a receita. É simples, fácil, saboroso e surpreendente.

BRIGADEIRO DE CAPIM-CIDREIRA

50g das folhas picadas ou 1 xícara grande bem cheia.

½ xícara de leite

1 a 2 latas de leite condensado

1 colher de sobremesa de manteiga

1 xícara de creme de leite fresco

Bata o capim com o leite no liquidificador. Coe com um pano, torcendo bem.

Coloque na panela com o leite condensado, o creme de leite e a manteiga e deixe cozinhar em fogo médio/baixo sem parar de mexer, até dar o ponto de brigadeiro.

* Capim-cidreira (Cymbopogon citratus)

Melissa (Melissa officinalis)

Capim-cidreira (Cymbopogon citratus)       

Citronela (Cymbopogon winterianus)

Quase todo mundo confunde.

CAPIM-CIDREIRA E CITRONELA. QUAL A DIFERENÇA?

A citronela tem folhas mais largas e mais curvadas e dá palha douradinha em baixo das folhas.

O capim-cidreira tem folhas mais estreitas que crescem mais espetadas e a palha é mais acinzentada ou amarronzada.

O aroma da citronela lembra cheiro de sauna, parecido com eucalipto, já o aroma do capim-cidreira é mais adocicado.

A citronela não deve ser utilizada para chás, enquanto que o capim-cidreira é totalmente apropriado.