Beija-Flor: Entenda o Que a Visita dele Pode Significar

Dizem que no reino vegetal, as flores são os próprios beija-flores.
E sendo os melhores amigos das flores, os beija-flores só poderiam ser plenos de alegria, beleza e sutileza. Suas asas batem tão rápido que mal conseguimos vê-las, sua agilidade nos encanta, suas cores, sua forma e seu bico!

– Maravilhosa criação feita especialmente para eles se alimentarem de néctar auxiliando a polinização e reprodução das floríferas.

Com sua quase mágica presença, o beija-flor ou colibri existe no planeta em 325 espécies diferentes. Temos esse presente da Natureza que, além da beleza, exterioriza delicadeza e simboliza cura, proteção e clareza. Muitos povos nativos têm o beija-flor como uma ave médica que, ao ser admirada, pode limpar nossos velhos ferimentos e impurezas internas. Isso porque ele transita livremente entre a matéria e o universo espiritual.
Para esses povos o beija-flor é também um instrumento que pode trazer luz e entendimento a qualquer situação com a mesma rapidez de seu voo. Na verdade, é como se essa linda e querida avezinha nos ensinasse a suavidade do viver e nos levasse a buscar uma espécie de estado de graça.

Por isso tudo, talvez o néctar floral seja apenas uma das razões do contato do beija-flor com a flor. O outro motivo seria a de que ele visita as flores para que nós possamos admirá-los e sermos preenchidos de sentimentos e pensamentos puros.

Com todas essas qualidades e virtudes, podemos dizer, para resumir, que o beija-flor atua como um modelo original de amor captando energias e fluidos de altíssima frequência vibratória. Assim, ao meditarmos nele unimo-nos quase de imediato ao Amor Incondicional, que sustenta todo esse Universo e alimenta nossa alma.

E como cuidar desse curador em forma de pássaro? Cuidados necessários com o Beija-Flor

  1. Um beija-flor visita cerca de 1000 flores por dia! Portanto, floreie todo o jardim em homenagem a ele! Você pode usar árvores, arbustos e flores, tanto espécies perenes como anuais, lembrando que flores tubulares contêm maior quantidade de néctar.
  2. Evite o uso de inseticidas e herbicidas que, além das flores, podem matar as aves. Elas ingerem o produto por meio do néctar e comendo alguns insetos que foram alvo desses produtos. Para maior segurança, busque opções de defensivos naturais.
  3. Pense no descanso dos beija-flores e crie locais onde eles possam repor energias. Quando não estão voando em altas velocidades, precisam de um lugar para uma pausa. Árvores, galhos ou suportes para plantas são indicados.
  4. Nada de colocar açúcar ou mel. Os pássaros, especialmente os beija-flores, são atraídos pelo doce, mas não é de açúcar que eles precisam e sim do néctar das flores. Açúcar e outros adocicados colocados em água podem fermentar e proliferar fungos e bactérias que causam infecções e até o óbito das aves. A principal infecção é causada por um tipo de fungo que cresce na língua dos beija-flores causando edema, impedindo-os de se alimentar e respirar causando morte por inanição e insuficiência respiratória, além de predispor a infecções bacterianas e virais.

EXCEÇÃO EM EMERGÊNCIAS: se encontramos um beija-flor preso ou em situação de necessidade, podemos oferecer água com açúcar para uso imediato por meio de uma pequena seringa colocada no biquinho. Duas ou três gotinhas serão suficientes para “levantar” o pássaro e, nesse caso não se corre o risco de a solução fermentar.

Sobre bebedouros:

  1. Trocar diariamente a água que deverá ser mineral ou filtrada. Cloro, flúor, metais pesados presentes na água de torneira, ocasionam sérios problemas de saúde para os beija-flores.
  2. Não utilizar detergente ou sabão para limpar o bebedouro, pois podem deixar resíduos que, se não forem totalmente removidos, causam danos irreparáveis.
  3. Os bebedouros devem ficar à sombra. O sol aquece o plástico e a água deixando-a desagradável de beber.
    O que mais ele tem de especial?

    Beija-flores veem cores em padrão ultra violeta, ou seja cores que nem sequer imaginamos, pois elas estão fora do espectro do arco-íris.

    Seu voo alcança 70km por hora e as asinhas chegam a bater 80 vezes por segundo e não batem de cima para baixo, como as de quase todas as aves. Mas, batem na horizontal, de frente para trás, em forma de 8, gerando redemoinhos…

    Os beija-flores, que também se alimentam de pequenos insetos, comem 1 x a cada 10 minutos.
    E o coraçãozinho de um beija-flor bate 1.500 vezes por minuto.
    Dá para imaginar tamanha potência de amor?
    Plantar flores para os beija-flores é como “plantar” beija-flores para as flores, tão grande é a união entre essas criaturas.

Por: Cynthia de Oliveira Frank