Tempo de Férias: Desconectando as crianças da tela e conectando com diversão real!

Tempo de férias significa crianças em casa, mas significa também uma boa oportunidade de tirá-las um pouco da frente de computadores e celulares…

Acompanhe conosco as dicas e as sugestões para preencher o tempo com atividades lúdicas e ao mesmo tempo educativas. Organize-se e acompanhe as crianças em tudo. Vocês vão se divertir e fazer do período das férias algo saudável, útil e novo.

 

MEXENDO COM A TERRA

Comece com a terra, preparando o solo para plantar plantinhas de horta ou de jardim. Você pode comprar um substrato pronto para vasos ou se tiver acesso, misturar a terra dos canteiros com adubos orgânicos. Plantio em vaso ou em canteiro ensine as crianças a cobrir a terra com folhas para mantê-la sempre úmida e com saúde. Diga a elas que essa terra boa vai deixar as plantas mais fortes e proteger as minhocas e os seres invisíveis (micro-organismos) para que a casa deles também fique fresquinha…

Que tal fazer uma pequena horta em casa? Plante tomatinhos cheios de sabor, alface para os sanduíches, beterrabas de linda cor e muito mais. Pergunte para as crianças o que elas gostariam de plantar e ver crescer. Informe-se sobre a forma de cultivo e mãos-a-terra! No momento em que estiver plantando você também pode ensinar-lhes sobre tudo de bom que aquele vegetal pode fazer pela saúde delas.

Outra possibilidade é plantar flores junto com as crianças! Escolha com elas qual a melhor espécie para aquele vaso ou canteiro, e onde vão colocar sua beleza e perfume. Se na entrada da casa, na varanda do apartamento, etc. As crianças escolhem, mas precisam saber qual a necessidade daquela planta.
Se precisa de sol, de meia-sombra, etc. Essa é uma forma dos pequenos perceberem as necessidades de outros seres e buscarem fazer o melhor.

Se tiverem espaço plantem uma árvore! Pode ser no chão ou em um vaso bem grande (com furos de drenagem que precisam ser cobertos com pedriscos para não entupirem). Nesse momento, converse com as crianças sobre a importância das árvores e escolha com elas qual será a eleita para o plantio, qual se adapta melhor à região onde moram, quais são as de porte grande, médio ou pequeno, quais as que os animais silvestres mais gostam, etc. Tudo isso preenche o tempo e as ideias com algo bom de compartir. (Se não houver espaço para plantar, semeie e faça uma muda de árvore para que as crianças possam doar a uma praça, aos amigos, à escola).

Outra ideia para espaços maiores de terra: cultive abóboras. É fácil de plantar e logo as crianças veem os brotinhos nascendo e mais tarde os grandes frutos que elas mesmas vão colher e levar para a cozinha. Quem sabe até escolher uma receita para prepara-los…!

Tudo precisa ser regado e será que é só abrir a torneira pegar água para molhar? Mostre às crianças como não desperdiçar água na hora das regas e como molhar corretamente. Uma rega boa e moderada 2 a 3 vezes por semana é melhor do que regar com muita água de uma vez só e encharcar as plantinhas.

 

BRINCANDO E CONSTRUINDO

CAIXA DE COMPOSTAGEM:Monte em casa uma Caixa de Compostagem e ensine as crianças a coletar cascas de frutas, de legumes, folhas secas e outros materiais orgânicos para virar adubo 100% natural. Elas vão curtir acompanhar esse processo de transformação e aprender a reaproveitar tanta coisa boa que vai para o lixo comum.

RECICLANDO E REUTILIZANDO MATERIAIS
Incentive as crianças a pesquisarem quais são os materiais aproveitáveis para plantar. Exemplos: pneus de caminhão, carro ou até de trator dão ótimos canteiros altos, de fácil acesso para pôr as mãos no solo. Tambores, caixas de isopor, botinas sem uso, baldes antigos, embalagens de iogurte, de leite longa vida, latas de leite em pó (faça furos de drenagem em baixo), tudo pode ser útil e ficar bonito.
Reciclagem, reutilização e redução são valores básicos na educação.

                                  
PREPARANDO UMA CASA PARA AS PLANTAS E UM RESTAURANTE PARA OS PÁSSAROS.
CAIXA DE MADEIRA: Consiga um caixote de madeira e mostre às crianças como pintá-lo, por exemplo, da mesma cor da parede do local onde ele vai ficar. Coloque-o perto de uma janela ou na varanda e ponha ali os vasinhos de plantas que as crianças cultivaram. Aproveite a parte de baixo para guardar ferramentas e utensílios de jardinagem.
Outro uso para os caixotes é pintá-los e, desta vez, pendura-los na parede da varanda ou em outro ponto ao ar livre e colocar um prato com cereais e frutas para alimentar os pássaros. Latinhas pintadas de cores vivas também podem se transformar em comedouros.
Estes são exemplos para as crianças sentirem a alegria de alimentar outros seres vivos!


CAIXINHA DE SEMENTES: Crie junto aos pequenos, uma caixa bem bonita para guardar os pacotinhos de sementes. Essa caixa pode ser de plástico e ficar na geladeira para preservar o poder de germinação. Explique que as sementes precisam e gostam do frio para que se mantenham vivas e saudáveis.

 

PAISAGISMO PEDAGÓGICO

Em casa (ou na escola, quando as férias terminarem) junto aos amigos, incentive novos recursos didáticos desenvolvendo áreas específicas como motivadores de aprendizagem.

Exemplos:

Atividades com as crianças em ambientes naturais: formação de um jardim comestível/ jardim de plantas aromáticas/ plantio de árvores que atraem pássaros e outros animais silvestres, etc./ pedras para escalar/ troncos de árvore/ formação de recantos e cantinhos…

Atividades em ambientes construídos: sala de aula sem paredes/casa na árvore/ cabana de madeira/caixa de areia /círculo para encontros, abrigado do sol e da chuva/viveiro de plantas, etc.

Aproveite as férias e as ideias!

JARDIM MINIATURA

Providencie um bom vaso de barro ou de plástico ou ainda um engradado ou mesmo nosso conhecido caixote de madeira. Se o jardim for feito no engradado ou no caixote, forre o fundo e as laterais com plástico grosso. Na base de qualquer recipiente coloque argila expandida, pedacinhos de carvão (sem sal) e cacos de tijolo ou telha de barro. Essa camada funciona como dreno de retenção de água evitando que as raízes apodreçam. Em seguida, providencie um bom substrato (mistura de terra e adubos) que leve areia fina ou vermiculita (1/3 de terra, 1/3 de adubo, 1/3 de areia) já que o nível de evaporação da umidade da água vai ser baixo.

Na hora de plantar escolha com as crianças as plantinhas que têm a mesma necessidade de água, como cactus e suculentas (nesse caso, os dois tipos de planta precisam de pouca água). Se optarem por uma planta diferente, como a cebolinha que precisa de mais água, regue-a separadamente.

Para o jardim miniatura ficar ainda mais bonito, enfeite com pedrinhas, pequenas flores, com um pedaço de espelho como lago, com os bichinhos de brinquedo preferidos pelas crianças.. deixe que elas soltem a imaginação, e você também!

 Estudos comprovam:

Crianças que têm contato com o solo, com as plantas e com todo o verde se mostram mais calmas, concentradas, com maior capacidade para aprender e brincar tranquilas.

 

  TRAPP
Produtos e equipamentos que ajudam você e toda a família a viverem melhor junto à natureza.

 

TRAPP

Cultivando o amor pela terra!