Coloque cor em seu jardim de Outono
Por: Eng. Agrônoma Míriam Stumpf
Outono e suas flores
Quando o verão já se aproxima do final, mudanças começam a acontecer.
Em março entra oficialmente o outono, quando em algumas regiões do Brasil ocorre mudança visível na paisagem.
É época de colher goiabas e araçás, a nova colheita da safra de maçãs.
Nos jardins começa a se tornar visível que muitas plantas terminaram o seu ciclo, para as chamadas anuais de verão, tais como o agerato (Ageratum), a calêndula (Calendula officinalis) e outras.
Muitas destas plantas anuais continuam ainda florescendo até o meio do outono, como a celosia (Celosia argentea) com seus flamejantes penachos coloridos em meio ao verde nos canteiros
Árvores que florescem no outono
Podemos contar nesta época de transição entre o meio do verão até o meio do outono com inúmeras árvores e arbustos que nos fornecem flores.
Pássaros nectaríferos, borboletas e outros insetos polinizadores têm assim alimento e nosso dever como paisagistas e jardineiros é a introdução e manutenção destas plantas para propiciar a biodiversidade das áreas verdes da cidade.
Uma árvore exótica de belas flores é a Spatódea (Spathodea), que no meio do verão até bem tarde no outono nos brinda com inflorescências lindas, cálices aveludados e pétalas flamejantes, em meio a folhagem escura.
É uma árvore de grande porte, mais cultivada em parques e canteiros centrais de avenidas.
Outras belas árvores, nativas, são a aleluia (Cassia macranthera) e a sibipiruna (Caesalpina peltophoroides) de inflorescências amarelas de longa duração.
Arbustos com flores para o outono
Os jardins têm nos arbustos a sua estrutura e muitos de floração contínua ou mesmo sazonal poderão nos brindar com o espetáculo de suas flores.
– Hibiscos para beija-flores
Os hibiscos (Hibiscus rosa sinensis e Hibiscus syriacus), de flores em diversas cores, servindo de cerca-viva para separação de ambientes ou cortina visual, sempre são um ornamento positivo para os jardins, fornecendo néctar para os beija-flores.
– Tibouchinas ou quaresmeiras do outono
Características da época, as tibuchinas ou quaresmeiras (Tibouchina urvelliana e Tibouchina stenocarpa) de flores púrpuras, azuis ou roxas dão um toque de elegância a qualquer recanto.
– Trepadeiras que florescem no outono
Para quem aprecia trepadeiras, algumas delas têm floração contínua até o final do outono, entre elas a lágrima-de-cristo (Clerodendron thomsoniae) , a trombeta-chinesa (Campsis grandiflora) e o jasmim-dos-poetas (Jasminum polianthum).
Arbustos efeito cascata para taludes
Em jardins com taludes por vezes é difícil determinar plantas para cobrir espaços.
Também longos muros, paredes com janelas altas, o preenchimento destes vazios pode ser feito com arbustos do tipo cascata que fazem um belo efeito.
Entre tantos cito o jasmim-primulinum também conhecido como jasmim-amarelo (Jasminum mesnyi), com longos e flexíveis ramos de floração do verão até o meio do outono.
Suas flores luminosas são um espetáculo em meio à folhagem fina e escura.
Outro arbusto que têm esta capacidade de enfeitar é a clúsia (Clusia rosea) que deverá ter seu crescimento controlado por podas eventuais.
É um arbusto de flores femininas e masculinas em plantas diferentes, muito ornamentais.
Folhagens da cor do outono
Nem só de flores é feito um jardim. Folhagens ornamentam e dão perenidade ao espaço.
Muitas destas plantas, na grande maioria árvores, têm folhagens decíduas que assumem uma coloração mais amarelada ou avermelhada, como o acer (Acer palmatum) e o liquidambar (Liquidambar).
Sua inclusão deve ser bem pensada, pois a queda das folhas no inverno tornará o chão e gramado repleto de folhas que precisarão ser recolhidas.
Além disto, o visual da planta apenas no seu esqueleto de tronco e ramos nem sempre é apreciada.
– A estrela do outono: a flor de maio
Uma planta da família das cactáceas é característica do outono, sendo conhecida como flor-de-maio (Schlumbergera), com seus cladódios articulados e flores belíssimas de colorações variadas.
É uma planta de vaso e seus cuidados são semelhantes aos de outras da família.
É sem dúvida uma excelente adição aos jardins e varandas.
Tarefas do jardineiro no outono
As tarefas do jardineiro diminuem nos jardins já formados e estáveis.
Para aqueles que estão pensando em fazer a ornamentação de sua propriedade, é uma boa hora para começar a fazer o projeto, escolher as plantas e plantar.
O sol não está mais tão quente e em algumas regiões do país é temporada de chuvas, como dizia a canção famosa “águas de março fechando o verão”…
O outono é feito de tardes de temperatura amena, noites mais frias e muitas cores nas folhagens, com algumas flores.
Nos Estados mais ao Sul do país, o outono traz o belo colorido das árvores que perdem as folhas e atraem os visitantes para muitas fotos.
O aconchego de uma lareira acesa, comidinhas gostosas e amizade.
No jardim, as plantas se preparam para seu sono de beleza, os pássaros ficam mais em silêncio.
O ciclo de outono termina e o inverno chega, trazendo muitas mudanças e tarefas de jardinagem. Mas isto é para outra conversa….