2 de outubro de 2017

Cuidados com o jardim na primavera

segunda, 02 de outubro de 2017
Por Regina Motta
Com a chegada da Primavera, os dias se tornam mais longos, as plantas receberão mais luz, o clima se torna mais agradável e as plantas começam a florir em virtude desta variação climática. O aumento da floração atrai mais pássaros, borboletas e abelhas que são grandes polinizadores.
Em nosso país, de dimensões continentais, as condições climáticas não são as mesmas nas várias regiões. No Nordeste o inverno marca a estação chuvosa, enquanto no Sudeste e Sul e Centro-oeste ocorre a época da seca. A Primavera traz para o Centro e Sul o aumento da umidade e calor que estimula o crescimento das plantas.
É, então, o momento de revitalizar jardim, aproveitando as forças benéficas da natureza. Em primeiro lugar, é preciso fazer a limpeza, retirar folhas mortas, galhos, flores velhas para que a planta receba bem os raios solares. Para as cercas-vivas, trepadeiras, bordas, quiosques, caramanchão deve ser feita a poda de condução, usando tesouras ou serrotes bem afiados e tendo o cuidado de fazer cortes em diagonal.
O solo ressecado pelo inverno deve receber especial atenção. Deve ser revolvido e receber adubos, o mesmo se aconselha para os vasos. O adubo orgânico e o químico devem ser usados, pois as plantas retomarão o crescimento e precisarão de nutrientes. O adubo orgânico deve ser usado uma vez por ano e o químico de 3 a 4 vezes. A escolha do tipo de adubo e a quantidade dependerá das espécies plantadas.
Via de regra para flores pode ser usada a fórmula NPK 4-14-18, para folhagens NPK 10-10-10. A quantidade aplicada varia de acordo com o porte da planta. Não se esquecer de regar, já que os nutrientes serão incorporados ao solo, absorvidos e usados pelos tecidos vegetais.
Outro cuidado importante é retirar as ervas daninhas.
Pode ser feita também a renovação dos canteiros, das espécies anuais, que já cumpriram seu ciclo de vida. Elas devem ser semeadas no outono para serem replantadas na primavera.
Algumas espécies anuais: Dálias, Maravilha, Gladiolo, Gerânio, Malva, Petúnia
Nessa época também pode ser feita a propagação de plantas por touceira ou estaquia. No caso de estaquia, deve-se deixar a estaca retirada, cortada em diagonal, de molho em água por 24 horas antes de plantá-la (…).
Para o caso de trepadeiras e em arbustos que não aceitam a estaquia, outro método de reprodução é a mergulhia. Leve um ramo até o solo e espere que ele se enraíze para cortar e replantar.
Os inimigos do jardim, as pragas e doenças também podem aparecer. Em geral eles aparecem em virtude de adubos e regas em excesso, além de podas mal feitas que deixam as plantas mais expostas. Lagartas, formigas, lesmas e pulgões também se reproduzem nesta estação e devem ser combatidos com produtos naturais a venda em casas de jardinagem, ou defensivos domésticos como calda bordalesa (…).
Os gramados também merecem uma atenção especial. Se já estiverem plantados é hora de podar e nutri-los com adubos ricos em nitrogênio, como sulfato de amônia e a uréia. O cuidado com a aplicação deve ser grande, importante diluir o adubo em água e aguar bastante após a aplicação. Esta é também uma época ideal para o plantio de gramados.
Disponível em: Paisagismo Digital