Dicas para cuidar do jardim na primavera
A estação mais florida e perfumada do ano está chegando, sim, estamos falando da primavera. Esta é a época perfeita para valorizar seu jardim e aproveitar o tempo bom, que torna o verde natural dos campos e gramados ainda mais intenso, misturando-se com o colorido das flores.
Limpar e arejar o solo
Comece a preparar seu jardim pela limpeza, removendo ervas daninhas e outros vestígios do inverno, antes que elas comecem a crescer por causa do bom tempo. Recolha folhas, galhos, pinhos e qualquer outro tipo de resíduos orgânicos do jardim e dos canteiros, contribuindo assim para a preservação do gramado, permitindo que ele respire e rejuvenesça. O rastelo é o acessório mais recomendado para manutenção no jardim. Já para canteiros, as ferramentas manuais, como tesoura, alicate e pá, são mais indicadas.
Não deixe também de arar a terra e descompactar o solo, para que o oxigênio possa circular nas camadas do solo até as partes mais profundas. Sempre é bom lembrar de acrescentar um pouco de adubo. A absorção de nutrientes não é feita de maneira imediata pelas plantas, por isso, temos que preparar o solo algumas semanas antes do plantio, para que haja florescimento na primavera.
Podar e plantar
Pode aproveitar, pois a primavera é a melhor época para o plantio. Instale novos canteiros, monte floreiras, plante cercas-vivas, mas não se esqueça de que existem ferramentas e equipamentos ideais para cada serviço. Se o gramado estiver com aspecto muito feio e abatido, aproveite para fornecer nutrientes, aplicando adubos específicos.
Se você já tem um jardim, uma boa dica é fazer a poda regular das plantas. E adivinhe, o melhor momento para fazer a poda é no início da primavera! Ela estimulará a formação de brotos, dará forma às plantas e ajudará a eliminar galhos mal formados. Para a poda, escolha uma boa ferramenta, bem afiada, para não machucar a planta, pois isso pode deixá-la vulnerável para o aparecimento de doenças.
A TRAPP tem uma variedade enorme de modelos de tesouras de poda, específicas para cada função. Fabricadas com materiais de qualidade, todas as tesouras proporcionam um corte preciso e são leves e duradouras, além de possuírem design ergonômico, o que proporciona mais conforto na utilização.
Aparar as cercas-vivas
Quando sonhamos com um belo jardim de primavera, esperamos ver folhagens verdes, flores exuberantes, gramados maravilhosos e muitos outros prazeres como sensações e cheiros. As plantas tornam o ambiente mais agradável e podem ainda ser usadas como muros e cercas.
A melhor maneira de se obter uma boa cobertura para as cercas-vivas começa com os podadores. A vegetação, que torna a paisagem mais harmoniosa, deve ser cortada no início da primavera.
Existem várias espécies de plantas que podem ser usadas como cerca-viva, por isso, o ideal é pesquisar as melhores opções para o seu espaço e necessidade. As cercas-vivas também exigem cuidados de manutenção que incluem replantios, podas, irrigação e limpeza. As podas periódicas são importantes para determinar o estilo da sua cerca-viva dando-lhe o formato e altura desejados, e, em alguns casos, trabalhos de esculturas.
Cortar o gramado
Depois de um inverno rigoroso, o gramado precisa de tempo para se recuperar. Por isso, é importante não cortar a grama muito curta nas primeiras vezes. Quando o primeiro corte estiver previsto para a primavera, o melhor é deixar a grama mais alta para que você não prejudique seu crescimento de imediato. Com uma altura de 5 a 9 cm, você terá um gramado saudável e de bonita aparência!
Você sabia que um jardim bem cuidado valoriza o seu imóvel?
Pesquisas revelam que um belo jardim pode valorizar o seu imóvel em até 16%! Além é claro, de criar um ambiente gostoso, ideal para passar aquelas tardes frescas, típicas da estação. Há provas também de que a vegetação urbana controla a temperatura do ar, ajuda a proteger os edifícios contra climas extremos e melhora a saúde das pessoas.
Trabalhar em jardins alivia o estresse do cotidiano e melhora o humor
Praticar jardinagem funciona como uma terapia que, além de relaxar, traz múltiplas vantagens para a saúde. Ao colocar a mão na terra (literalmente), você pratica nada menos que exercícios de resistência, força e flexibilidade.