Gramados
O que não fazer no gramado
* Evite colocar habitualmente terra vegetal em cima do gramado. Isso pode trazer para seu jardim um grande número de ervas daninhas, além de elevar o nível do gramado.
* Não cortar as beiradas do gramado junto à calçada com cortadeira. Isso pode formar um sulco que logo se transformará em valeta, deixando um aspecto ruim e servindo como canal para escoar os nutrientes quando chover.
* Não deixar a grama crescer muito para depois cortá-la.
* Não usar somente fertilizante nitrogenado (ureia, salitre, etc.). Se proceder desta maneira terá um gramado bem verde, mas terá pouca resistência às pragas e doenças e não se propagará. Com o passar dos anos será difícil recuperá-lo.
Doenças e pragas no gramado
Na maioria das vezes, as doenças e pragas atacam somente quando o gramado está desnutrido, com falta ou excesso de água.
Nos casos de manchas amarelas por doença, infestação de insetos ou urina de cachorro, o mais fácil é, logo que aparecerem os primeiros sintomas, substituir a grama amarelada por um pedaço sadio da beirada do gramado. A grama doente deverá ser queimada.
No início do outono pode ocorrer infestação de lagartas, que durante a noite comem as pontas do gramado. É possível evitar o problema pulverizando o gramado com inseticida antes do fim do verão.
Em caso de grandes infestações, deve-se procurar um técnico que oriente como resolver o problema.
Fonte: Revista O Regador. Ano 6. Nº 21. pg 17