O poder refrescante das plantas
Por: Beatriz de Santiago
A estação mais quente do ano está aí! O calor do verão brasileiro é intenso, e muitas vezes dentro de nossas casas e escritórios somos obrigados a ficar trancados com o ar condicionado ligado o tempo todo. Mas, é possível criar um ambiente mais fresco recorrendo a elementos que contribuam para dar frescor ao ambiente, como as plantas.
As plantas colocadas em lugares estratégicos podem ajudar não só na questão da temperatura, mas também na privacidade, já que muitos apartamentos ficam devassados em relação a prédios vizinhos.
Para diminuir a sensação térmica dentro de casa, amenizar o calor e deixar o ambiente mais fresco, e consequentemente mais agradável, seguem algumas dicas:
– Usar plantas altas que façam uma parede viva, como a pleomele Verde (meia sombra), a pleomele variegata para sol direto, a murta (que também gosta de sol) e as clúsias que também gostam de sol, mas também resistem à meia-sombra.
– Para as pérgulas ou varandas que tenham grade de proteção, a indicação é de trepadeiras, como a ipoméia, a alamanda e lágrima de cristo. A sombrinha delas é bem aconchegante.
– Outra dica legal, é iluminar o jardim com lâmpadas de LED na cor âmbar para usar com spot de jardim na cor verde, encontrado facilmente em lojas de material de construção.
Foto de Forest and Kim Starr
Texto disponíevel em: http://www.jardineiro.net/o-poder-refrescante-das-plantas.html