7 de agosto de 2017

Veja as 10 maneiras de economizar água em seu jardim

segunda, 07 de agosto de 2017

Os bascos dizem que o valor de uma luminária aumenta à noite. A água também se torna mais preciosa quando é escassa. Épocas de seca inspiram jardineiros a reduzir o uso de água, mas é difícil saber por onde começar. Não é preciso uma transformação mágica para levar seu jardim ao reino da economia de água. Passos pequenos, mas constantes, levarão você até lá. É uma questão de mudança de hábitos.

Escrito por Teo Spengler | Traduzido por Lara Scheffer

Deixe o solo trabalhar

Alguns solos armazenam a água por mais tempo que outros, então comece transformando o seu jardim pelo chão. Quanto mais material orgânico houver no solo, mais água será armazenada para que suas plantas absorvam com o tempo. Use compostagem de minhocas, folhas caídas, restos de grama do quintal ou compostagem orgânica com restos de alimentos.

Transforme os restos em aliados para o solo

É a alquimia da vida real — transformar restos da cozinha e do quintal em compostagem, o equivalente a ouro na vida do jardineiro. Use recipientes de compostagem ou simplesmente faça uma pilha no jardim, misturando camadas de materiais secos (como folhas ou grama seca) e materiais úmidos, como restos de frutas e verduras. Em alguns meses, obterá o produto ideal para ajudar o solo de seu jardim a aumentar sua capacidade de armazenamento de água.

Cultive plantas que consomem pouca água

Os convidados podem salvar ou estragar uma festa, então seja muito seletivo ao convidar plantas para o seu jardim. Para focar nas que consomem pouca água, escolha as perenes em vez das sazonais, as nativas em vez das exóticas e plantas com folhas pequenas em vez daquelas com folhagens gigantes. Escolha algumas plantas suculentas também. Suas folhas grossas servem como um sistema de armazenamento de água próprio da planta.

Livre-se de ervas daninhas

Não deixe penetras entrarem em sua festa. As ervas daninhas não são apenas um incômodo, elas são um incômodo que consome água, impedindo que suas plantas se beneficiem da água fornecida. Um simples feitiço de exclusão seria bem-vindo aqui, mas este é um trabalho mais braçal, pois deve-se remover os penetras pela raiz.

Use material orgânico

O material orgânico pode não parecer pó de pirlimpimpim, mas é o que mais ajuda nos seus esforços para economizar água. Espalhar cerca de 7,5 cm de material na superfície do solo reduz a evaporação da água, diminui a temperatura do solo e afasta as ervas daninhas. Selecione o material orgânico (como compostagem, folhas caídas ou lascas de madeira), pois ele enriquece o solo conforme se desintegra.

Regue suas plantas na parte mais fria do dia

Se há bastante água por aí, mas não em seu jardim, observe sua rotina de irrigação. As plantas perdem água por evaporação no calor de uma tarde de verão, então escolha um período mais frio para regá-las. Não é preciso acordar de madrugada para isso. Regá-las de manhã cedo já reduz significativamente a evaporação. Não irrigue todos os dias. Regue bastante, mas com menos frequência e apenas quando o solo alguns centímetros abaixo da superfície estiver seco.

Agrupe as plantas de acordo com suas necessidades

Se as plantas que precisam de mais água estiverem misturadas com outras nos canteiros, as que toleram melhor a seca vão receber mais água do que precisam. As plantas podem sobreviver sem água quando ela for escassa, mas consumir muita água quando ela estiver disponível. Descubra as necessidades de suas plantas e cultive-as de acordo.

Invista em aparelhos que economizam água

Milhares de produtos que economizam água tentam chamar a atenção do jardineiro, mas gastar dinheiro em seu jardim raramente repercute no consumo de água. Contudo, alguns produtos realmente podem ajudar a economizar. Sistemas de irrigação gotejante são altamente eficientes, direcionando as gotas preciosas exatamente para onde devem ir. Outra boa alternativa é uma mangueira perfurada, que libera água lentamente no nível do chão para eliminar o desperdício e a evaporação.

Mantenha a grama mais alta

Alguns jardineiros substituem o gramado por cimento, mas, primeiro, tente simplesmente deixar a grama mais alta. Se a grama tiver 7,5 cm ou mais, as folhas fazem sombra sobre o chão, permitindo que as raízes cresçam. Raízes mais profundas aguentam mais tempo sem irrigação. Lembre-se de usar lâminas afiadas na máquina de cortar grama. Cortá-la com lâminas cegas aumenta a perda de água.

Cultive em vasos

Cultivar em vasos pode ser uma alternativa a canteiros, pois a água chega à planta. Mas nem todos os vasos são criados da mesma maneira. Para maximizar os benefícios e a economia de água do cultivo em vasos, escolha bem os seus vasos. Os de terracota sem verniz absorvem e suam a água, enquanto os de metal aquecem no sol, retirando a água do solo. Escolha vasos de plástico ou envernizados com furos de drenagem adequados.

Disponível em Irrigação.net