Conheça a Estrutura Vegetal que Permitiu a Sobrevivência das Plantas até Hoje! Saiba mais Sobre os Estômatos

Responsáveis por um dos mais importantes processos no meio vegetal, eles ainda seguem sendo pouco conhecidos. No Clube da Jardinagem Trapp de hoje vamos apresentar a estrutura que realiza uma função crucial dentro do ambiente vegetal, os estômatos.

 

O QUE SÃO ESTÔMATOS

Estômatos são aberturas, presentes na epiderme vegetal, essenciais para o processo de trocas gasosas. Essas estruturas são semelhantes a “janelas” ou pequenos “lábios” por onde as folhas dos vegetais trocam o gás carbônico por oxigênio puro e limpo, devolvendo-o para o ambiente. Cada folha contém na sua parte inferior milhares desses estômatos, resultando em uma superfície foliar trabalhando diariamente, realizando a fotossíntese. Estômatos também estão relacionados com a perda de água por transpiração.

O PROCESSO

Para o funcionamento, primeiro precisamos de luz solar. A palavra “foto” vem do grego “luz”, ingrediente básico da fotossíntese. Junto ao sol, entram a clorofila (seiva verde), a água que vem do solo e o próprio CO₂ da atmosfera.

As células de clorofila decompõem as moléculas de água (H₂O), separando o hidrogênio do oxigênio. O hidrogênio se une ao CO₂, formando glicose e amido para alimentar a planta e gerar celulose. Enquanto isso, o oxigênio é expelido no ar junto com o vapor da água que não foi absorvida, deixando assim o ambiente mais fresco, equilibrado e adequado para a vida de todos.

 

Esse talvez seja o processo químico mais importante do planeta que só é possível ser realizado porque as folhas têm suas aberturas quase invisíveis, os estômatos, agora conhecidas e até palpáveis.

 

Trapp

Cultivando o amor pela terra