19 de novembro de 2025

Você conhece o fantástico Sarraceno?

Vitalizante, nutritivo, regenerativo e sem glúten. Assim é o sarraceno também conhecido como trigo mourisco ou trigo sarraceno, embora esse grãozinho não tenha nenhum parentesco com o trigo. Pertence a outra família botânica, tem outras características, forma e sabor.

Conheça, na edição desse mês, quais são os benefícios, como plantar e se inteirar de receitas e curiosidades sobre esse alimento especial e mega saudável.

ELE NOS DEIXA MAIS “ELÁSTICOS”

Bastante popular na Alemanha, Áustria e em outros países da Europa e Ásia, o sarraceno contém flavonoides, como a rutina, quercetina, e vitamina E, todos antioxidantes poderosos que nos protegem de doenças, retardam o envelhecimento celular atuando positivamente na circulação, pois, em especial, a rutina deixa artérias, vasos e veias mais elásticos, e poucos alimentos contêm um teor tão expressivo desse elemento… Além da rutina, o sarraceno contém diversos aminoácidos essenciais, principalmente a lisina. Portanto, o sarraceno auxilia o tecido muscular, os ligamentos, fortalece ossos e também atua no metabolismo celular, sendo de baixo índice glicêmico.


ALIMENTO BIOGÊNICO: GRANDE ALIADO CONTRA A FADIGA.

Os biogênicos trabalham pela vida, a favor dela, pois facilitam seu desenvolvimento e não nos deixam empacar, pois dão aquela força motriz para atuarmos com dinamismo e vitalidade em todas as situações.

 

O SARRACENO NÃO É UM TRIGO SEM GLÚTEN, MAS, UMA PLANTINHA ESPECIAL E DE FÁCIL CULTIVO.

O Sarraceno ou Fagopyrum esculentum, seu nome científico, é a semente de uma flor branquinha e linda, amadíssima pelas abelhas. Nem cereal o sarraceno é… Sua sementinha tem a forma piramidal e uma casca escura e muito dura, de difícil descasque. Por isso, melhor comprar e fazer uso do sarraceno já descascado, e plantar para trazer beleza, alimento para os insetos benéficos (alta fonte de néctar) e para adubar o solo, pois o sarraceno funciona como uma ótima adubação-verde, fixando nitrogênio, enriquecendo e fertilizando a terra.

Seu período de crescimento é curto: de 2 a 3 meses, sobrevivendo bem em regiões mais secas, assim como em solos ácidos e desprovidos de muitos nutrientes.

 

VIGOR HISTÓRICO

Ele surgiu no sudeste da Ásia, 6.000 anos a.C e chegou à Europa durante a Idade Média. No Brasil, entrou pelas serras gaúchas por meio dos colonos eslavos.

O nome trigo sarraceno ou mourisco o relaciona aos povos conhecidos como sarracenos ou mouros e, como sua casca é escura, dizem os historiadores que ele poderia ter sido batizado com esse nome como referência à cor da pele desses antigos povos, e ao vigor físico que eles apresentavam. Nômades como eram, passavam pouco tempo em cada local e, alí semeavam o sarraceno. Como seu ciclo é muito curto, podiam colhê-lo rapidamente e sair para novas aventuras. E toda essa força e vitalidade que os povos sarracenos possuiam, era atribuída à sua alimentação com base no sarraceno que até hoje conhecemos…

 

BENEFÍCIOS PARA SUA SAÚDE: VITALIDADE E REGENERAÇÃO

  • Riquíssimo em rutina, substância de ação antiinflamatória e antioxidante que regula o colesterol no sangue e reduz a hipertensão.
  • A abundância em rutina + vitamina C ativa positivamente os sistemas digestivo, imunológico e cardiovascular.
  • Não contém glúten.
  • Contém de 10 a 14 gramas de proteína a cada 100g do produto.
  • Matérias graxas 2,5 a 4%
  • Contém cálcio, fósforo, potássio, ferro, magnésio (muito) e manganês, zinco, selênio, e vitaminas A, C, K, P, B6, B3, B1 e B2.
  • Muita fibra, sendo boa parte em forma de mucilagem (fibras hidrossolúveis).
  • Uma xícara de chá de sarraceno fornece cerca de 86 gramas de magnésio (34% da dose diária recomendada).
  • Contém ômega-3
  • Protege o sistema nervoso pela riqueza em vitaminas do complexo B.
  • Previne doenças do coração e hemorragias.
  • Cuida da visão e dos intestinos.
  • Reduz riscos de câncer. Controla o diabetes.
  • É antifúngico e antiviral.
  • Ideal para limpeza energética do fígado, a central detox de tudo o que circula no nosso organismo.
  • Metafisicamente, o sarraceno tem uma frequência de sutileza que pode nos ajudar em momentos de transição, de escolhas, de saltos quânticos.
  • Esse grãozinho nos coloca “no yang”, prontos para a “batalha”.

BENEFÍCIOS PARA SOLO E  PLANTAS

  • É uma planta recicladora de fósforo e potássio no solo.
  • Muito tolerante à acidez dos solos (solos pobres em nutrientes).
  • Excelente para rotação de culturas pela abundância de microorganismos encontrados nas raízes.
  • Tem efeito positivo contra doenças que afetam as plantas, principalmente as doenças radiculares.
  • Pertence à uma família botânica (Polygonaceae) distinta da família do milho, do feijão, etc. Por isso pode ajudar as culturas diferentes = biodiversidade.

 

COMO PLANTAR?

Escolha um local ensolarado, com solo bem drenado, liso e sem torrões, sem compactação e semeie a uma profundidade de 2,5cm, com 15cm entre uma sementinha e outra, adicionando matéria orgânica nos berçinhos e nas linhas. Plante na época mais amena, com temperatura em torno de 21 graus. A germinação costuma ser rápida, mas para isso, mantenha a superfície do solo ligeiramente úmida até a brotação.

Entre 1 a 2 meses, se for para adubação verde ou consumo animal, o sarraceno estará pronto e de 2 a 4 meses se o grão for para colheita de utilização humana.

ATENÇÃO: Para o plantio de sarraceno, você vai precisar obter as sementes inteiras e com casca, não quebradas e descascadas como normalmente se vende para consumo.

 

EXCELÊNCIA NA CULINÁRIA

Super-rápido de cozinhar… com apenas 5 a 10 minutos cozinhando em água, você obtém um mingau altamente nutritivo para o café da manhã, substituindo a massa e a aveia.

No Brasil não encontramos o sarraceno com as sementes 100% inteiras, mas quebradinhas…por isso não dá para germina-las, mas apenas hidrata-las num período de até 12h.

 

RECEITINHA

Tabule de Sarraceno

Ingredientes

  • 1 xícara de sarraceno hidratado por 8h
  • 1 pepino picado
  • 10 tomatinhos-cereja picados
  • 1 cenoura ralada fino
  • Folhas de hortelã picadas
  • Sal e suco fresco de limão, a gosto
  • 2 colheres de uva-passa ou cubinhos de maçã, pera ou manga
  • Modo de preparo: Misture tudo e sirva com folhas verdes.

Dica: Você também pode utilizar o sarraceno em doces, pães, tortas, etc.  Procure se informar. Se quiser experimentar macarrão de sarraceno, procure pelo “macarrão soba” em lojas especializadas.

ATENÇÃO: A validade do sarraceno cru é de 6 meses. Mantenha-o em geladeira.

 

TRAVESSEIROS DE SARRACENO?

Isso mesmo. Almofadas e travesseiros preenchidos com as cascas do sarraceno apresentam melhor conformidade com o pescoço e a cabeça, trazendo uma melhor qualidade ao sono. Além disso, são hipoalergênicos, portanto, uma ótima opção para pessoas suscetíveis a reações alérgicas.

 

Por:  Cynthia de Oliveira Frank

(Com base no livro “Santo Sarraceno”, de Conceição Trucom,

Editora Doce Limão, 2021)

————————————–
Você acaba de ler um conteúdo do Clube da Jardinagem da Trapp. Assim como nossas ferramentas facilitam o seu trabalho no jardim, o nosso blog está aqui para facilitar o seu dia a dia, entregando, há mais de uma década, posts gratuitos e repletos de soluções práticas. A paixão que cultivamos desde 1950 está em cada dica.

A dica deu certo? Queremos ver!

Vá agora no post de divulgação no nosso Instagram (@trapp_brasil) e diga-nos nos comentários se gostou do conteúdo, ou tire uma foto do seu jardim aplicando o que aprendeu, poste no seu perfil e marque a Trapp (@trapp_brasil). Não se esqueça da hashtag #ClubeDaJardinagemTrapp para fazer parte da nossa comunidade!

 

CLUBE DA JARDINAGEM TRAPP – Conteúdo que faz seu jardim crescer!

Sobre a Trapp: A Trapp foi fundada em agosto de 1950 na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Essa empresa 100% brasileira é a fabricante da mais completa linha de ferramentas e máquinas para jardinagem, trituradores de galhos e resíduos orgânicos, além de trituradores para ração animal.

 

TRAPP – Cultivando o amor pela terra.

Imagens usadas nesta matéria são todas reprodução da internet.